Concursos Públicos: 5 dicas para concurseiros iniciantes

Os concurseiros iniciantes, muitas vezes, se sentem completamente perdidos e não sabem por onde começar a se organizar ou o que devem fazer para iniciar os estudos após escolherem a área para a qual desejam prestar concurso.

Por esse motivo, apresentamos cinco dicas fundamentais para você que está começando. Confira abaixo nossas dicas!

1. Estabeleça um plano de estudo

Primeiramente, é indispensável estabelecer um plano de estudo. Como qualquer estudo, para obter bons resultados em concursos públicos, o estabelecimento de um planejamento deve ser considerado primordial. Somente através de um plano de estudo você conseguiria estabelecer uma rotina consistente de estudos que abarque todas as disciplinas e assuntos necessários ao certame.

2. Analise as provas anteriores

Nesse sentido também de abarcar os assuntos necessários, recomendamos também a análise das provas anteriores. Essa recomendação é importante principalmente  porque é através das provas anteriores que você conseguirá observar como os assuntos são comumente cobrados. Além disso, será possível também perceber o nível de profundidade cobrado para cada assunto.

3. Dê tempo para o aprendizado

É comum que concurseiros iniciantes fiquem ansiosos por resultados mais imediatos nos estudos. Contudo, ao começar a se dedicar para assuntos específicos exigidos nos editais, você estará entrando em contato com assuntos novos. Desse modo, é crucial dar tempo ao aprendizado, pois este precisa de tempo e dedicação para ser eficaz.

4. Entenda a aprendizagem acelerada

Além de dar tempo ao aprendizado e controlar a ansiedade para potencializar os seus resultados, é preciso saber realizar uma aprendizagem ativa e acelerada. Ou seja  não basta apenas planejar os estudos, mas também focar em mais quatro pilares: concentração, memória, anotação e leitura. É fundamental inserir esses quatro elementos no seu planejamento!

5. Revise

Por fim, o concurseiro iniciante deve inserir nos seus estudos um momento para revisar, mas essa revisão deve ser periódica e não realizada de mês em mês. É importante ter um momento diário ou mesmo um ou mais horários semanais para revisar os assuntos estudados. Esse trabalho de revisão pode ser feito a partir de anotações, resumos, fichamentos ou mesmo por meio de flash cards.

Coloque essas dicas em prática e conte para nós qual foi o resultado delas no seu dia a dia de estudo.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para acessar cursos para potencializar seus estudos.
Confira Estudos: 5 dicas infalíveis para melhorar seu rendimento nos estudos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concursos-publicos-dicas-para-nao-cair-em-pegadinhas-na-prova/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.