Serviço público é a meta da sua vida? Descubra em 3 passos

Há uma fase da vida em que pensamos por onde devemos seguir, quais são nossas metas e como nos vemos no futuro. Quem estuda ou quer estudar para concurso e entrar para o serviço público geralmente faz essa reflexão.

Será que passar em um concurso é o objetivo da sua vida? Refletir sobre isso faz com que você trace seu planejamento com mais foco e determinação.

Afinal, há outras possibilidades para agregar a sua vida profissional, como fazer uma faculdade, um curso técnico, um intercâmbio, abrir uma empresa, enfim… descubra aquilo que tem a ver com o seu perfil.

Para ajudar você a colocar no papel as razões para escolher o serviço público em vez de outros campos de atuação, selecionamos algumas perguntas importantes que precisam ser feitas antes dessa decisão. Conheça!

Cargo público é sinônimo de altos salários?

Muitos sonham com a carreira pública por conta dos salários robustos, benefícios e pela conhecida estabilidade.

Deve-se saber que os concursos com altos salários existem sim, são geralmente destinados a nível superior. Apesar de alguns de nível médio estarem em uma média maior o piso de muitas profissões, na casa dos 4 ou 5 mil reais.

No entanto, não são todos os concursos que pagam salários que fazem os olhos brilhar. Muitos deles são considerados pelos concurseiros como ‘escada’ para outros cargos melhores e de nível mais alto.

Portanto, quem visa a carreira pública pode iniciar ganhando salários bem baixos mesmo, como R$ 900 que é a remuneração base de cargos de algumas esferas e cidades menores, e ir elevando o seu título quando houver oportunidade.

É uma meta mais fácil de conquistar?

Levar adiante o sonho de entrar para o serviço público significa ter que se dedicar intensamente. Muitos brasileiros têm esse mesmo objetivo e por isso estudam muito para prestar os concursos.

Mesmo os certames destinados a níveis mais baixos são bem concorridos. Nas salas de provas sempre há pessoas que estão há anos se dedicando e que já prestaram o mesmo concurso diversas vezes.

Dessa forma, não há como conquistar essa meta sem se esforçar ao máximo. E como existe serviço público em diversas esferas, é necessário adaptar o cronograma de estudos de acordo com o cargo, com o nível, assim como a banca organizadora.

Ou seja, não é um sonho nada fácil de ser alcançado, mas pode valer bastante a pena no final.

Serviço público é ideal para todos?

Estabilidade e, em muitos casos, salários que são atrativos são os fatores que mais chamam a atenção de quem visa entrar para o serviço público.

No entanto, assim que ocorrer a nomeação deverá ser encarado como qualquer outro tipo de trabalho. Haverá a jornada necessária a cumprir, os processos devidos, a rotina, colegas, assim como profissionais com cargos de liderança em seu setor e subordinados também.

Deve-se saber ainda que o serviço público se divide em muitas áreas.

Há, por exemplo, os que são administrativos, implementados em uma repartição, com o dia a dia de escritório, com cronograma bem semelhante todos os dias.

Também ocupações de áreas específicas, como engenheiros, policiais, guardas, investigadores, professores, etc. Que exercerão atividades mais ativas, não necessariamente dentro de um local, mas terão uma rotina diferenciada todos os dias.

Ou seja, há espaço para pessoas de diferentes perfis dentro do serviço público. Mas é preciso pensar que dentro da instituição, você não terá muito poder de opinião e de mudar a estrutura de trabalho.

É bem burocrático e para cada transformação demanda um processo legal, repleto de regras a serem seguidas. Além disso, mesmo que tenha um ‘líder’, você responde ao Estado. Caso seu perfil seja mais aventureiro, de alguém que gosta de sempre estar em movimento, de autonomia, pode não se adequar ao serviço público.

Conclusão: Concurso público pode ajudar a realizar sonhos

 

Uma conclusão que podemos tirar é que o serviço publico pode ser uma boa meta para quem visa alcançar outros sonhos.

Isto é, vale a pena entrar para essa carreira iniciando de baixo, almejando cargos melhores, aproveitando da estabilidade proporcionada para permanecer estudando e melhorando seu currículo.

Pode ser uma ideia para quem sonha em algum dia abrir uma empresa própria, mas no futuro, e pode trabalhar no serviço público enquanto se prepara para isso. Também para quem deseja viajar e explorar lugares do mundo quando já estiver com a vida mais estabilizada com a ajuda do que o cargo público proporcionou.


Bom, essas foram somente algumas reflexões que podem ajudar você a definir se quer ou não se dedicar ao serviço público em vez de outras carreiras.

Leia também: Vale a pena fazer concurso público municipal?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.