Comunismo x socialismo: Entenda de vez as diferenças entre os dois sistemas

Você sabe as características de um e de outro? Veja quais são, pois o tema sempre cai nas provas!

Muitas pessoas acabam confundindo o comunismo com o socialismo e vice e versa. Afinal, apesar de suas semelhanças, consistem em teorias políticas e econômicas distintas.

A priori, algo que relaciona os dois sistemas: ambos surgiram nas ondas de protestos durante a Revolução Industrial contra a exploração da classe trabalhadora. Mas há outras características que merecem entrar em debate.

Em alta nos debates atuais, tais conceitos podem cair em vestibulares de todo Brasil, assim como no ENEM. Desse modo, vale a pena conhecer o que significa cada um. Acompanhe.

Comunismo x Socialismo

Nos dois sistemas o povo possui os fatores de produção econômica. A saber, a principal diferença entre os dois é que no comunismo, grande parte das propriedades e recursos econômicos são de propriedade e controlados pelo Estado.

Já no socialismo, os cidadãos dividem igualmente os recursos econômicos destinados por um governo eleito democraticamente.

Veja alguns tópicos abordados mostrando a diferença entre os dois:

Economia: Em ambos um governo central cria o planejamento econômico.

Recursos econômicos: No comunismo todos os recursos passam pelo controle do governo, as pessoas não possuem bens ou ativos pessoais. Já no socialismo, os indivíduos possuem bens próprios, entretanto, o governo administra toda a produção.

Distribuição da produção econômica: No comunismo destina-se para atender as necessidades humanas e sua distribuição ocorre gratuitamente à população.

No socialismo, contudo, a produção procura atender as necessidades individuais e sociais e a distribuição acontece de acordo com a capacidade e contribuição individual.

Diferenças de classes: No comunismo, a classe não existe, desta forma, a capacidade de ganhar mais que outros trabalhadores é quase que inexistente.

No socialismo, as classes existem, sendo possível que algumas pessoas ganhem mais que as outras.

Religião: Não há permissão para ocorrer nos países comunistas. Por outro lado, no socialismo, pode se seguir e disseminar as religiões.

Principais semelhanças

Surgiram como oposição à exploração de trabalhadores por empresas durante a Revolução Industrial. Os bens e serviços são controlados pelo Estado, excluindo as empresas privadas. Além disso, o governo é responsável por todo planejamento econômico, incluindo questões de oferta e demanda.

Principais diferenças

No comunismo as pessoas são compensadas de acordo com suas necessidades. Quando se trata de comunismo puro, a saber, o Estado fornece quase todos os alimentos, roupas, moradia, entre outros, no qual o governo julga as necessidades do povo.

Já no socialismo, tem se a premissa que os indivíduos serão remuneradas de acordo com o seu nível de contribuição individual economicamente. De tal forma que esforço e inovação serão recompensados sob este regime.

Países comunistas

É difícil classificar um país como comunista, visto que muitos deles são governados pelo Partido Comunista e declaração um Estado socialista, além disso, usam aspectos da política social e econômica socialista.

Desta forma, podemos destacar três países classificados como comunistas. Veja a seguir.

China

O Partido Comunista da China controla toda a indústria do país empenhada em gerar lucros para o governo por meio da sua exportação de alta procura, sobretudo os bens de consumo.

A saúde e educação do ensino primário ao superior chegam ao povo de forma gratuita. Entretanto, a habitação e o desenvolvimento imobiliário funcionam sob um sistema capitalista de alta competitividade.

Cuba

O Partido Comunista de Cuba, opera e comanda a maioria das indústrias, ou seja, a maioria das pessoas trabalham para o Estado.

Setores como saúde e o ensino primário ao superior chegam à sociedade gratuitamente. A habitação é gratuita ou grande parte subsidiada pelo governo.

História: Entenda a Revolução Cubana em 3 tópicos

Coreia do Norte

Desde 1946 governada pelo Partido Comunista, opera sob uma “Constituição Socialista da república Popular Democrática da Coreia”. Porém, o governo controla toda as terras agrícolas, trabalhadores e distribuição de alimentos.

Além disso, o Estado oferece saúde e educação universais para todos os cidadãos. A propriedade privada é proibida. Ao invés disso, o governo dá às pessoas o direito a casas que pertencem ao governo.

Países socialistas

A maioria dos países modernos, identificam-se como socialistas e empregam as políticas do socialismo democrático.

Podemos citar, Noruega, Suécia e Dinamarca empregam sistemas semelhantes predominantemente socialistas. Os governos eleitos de maneira democrática fornecem assistência médica, educação e aposentadoria vitalícia.

Em contrapartida, seus cidadãos pagam uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Além disso, todos eles tem setores capitalistas de sucesso.

E então, você sabia sobre todas essas diferenças? Vale a pena estudar para chegar às provas craque no assunto.

Leia também: Atualidades: Crescimento econômico da China e a guerra comercial com os EUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.