Revolução Cubana: um resumo para as suas provas!

Revolução Cubana: entenda de uma vez esse assunto!

A Revolução Cubana foi um importante acontecimento que ocorreu durante a Guerra Fria. Assim, o assunto pode ser cobrado em provas ao lado de questões que abordam as ideologias socialistas e nacionalistas.

Além disso, a Revolução Cubana também aparece especialmente nas questões de segunda fase de muitos vestibulares do país.

Dessa maneira, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas provas de humanas.

Revolução Cubana: Definição e Introdução

A Revolução Cubana aconteceu em 1959 e foi responsável por destituir o então ditador Fulgêncio Batista. Além disso, a Revolução foi também responsável por implantar a ideologia socialista na Ilha, a vinculando à União Soviética.

A URSS ajudava Cuba tanto politicamente como economicamente, comprando seus produtos e dando empréstimos.

Revolução Cubana: Contexto Histórico

A ilha de Cuba se torna independente em 1898. O processo é decorrente de um conflito entre Estados Unidos e Espanha.

Dessa maneira, com a derrota espanhola, os Estados Unidos passaram a exercer uma grande influência sobre Cuba.

Buscando consolidar essa influência, o governo dos EUA aprovou a Emenda Platt. O documento afirmava que os Estados Unidos teriam o direito de intervir em Cuba sempre que quisessem para, supostamente, garantir a estabilidade do país.

Assim, os Estados Unidos tinham grande poder sobre a economia cubana: cerca de 35% da fabricação de açúcar, principal produto de exportação, era controlados por capitais americanos.

Revolução Cubana: Causas

O Presidente de Cuba em 1952 era Fulgêncio Batista, que havia assumido o controle da ilha por meio de um golpe de Estado apoiado pelos americanos.

Dessa forma, Batista instaurou um regime violento e muito corrupto, que logo desencadeou o surgimento de uma forte oposição.

Assim, em 1953, Fidel Castro uniu diversos grupos para se oporem à influência americana e à ditadura.

Revolução Cubana: as duas tentativas

Castro e seus apoiadores tentaram tomar o governo pela primeira vez em Santiago de cuba, porém a ação falhou e o líder foi exilado no México.

Posteriormente, Castro se uniu à guerrilheiros como Ernesto “Che” Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro, além de muitos outros nomes. O grupo, inicialmente, tinha uma ideologia democrata nacionalista.

Em 1956, fizeram o primeiro ataque e ganharam mais apoio da população cubana.

Quando, em 1958, os Estados Unidos retiraram seu apoio ao governo, os guerrilheiros resolveram agir.

Finalmente, em 1959, Guevara e Camilo Cienfuegos entram em Havana.

Revolução Cubana: Consequências

A Revolução Cubana teve como uma de suas consequências imediatas a estatização da propriedade privada.

Além disso, em 1961, os Estados Unidos romperam relações diplomáticos com Cuba, isolando a ilha economicamente e politicamente.

Dessa maneira, Cuba passa a depender exclusivamente da URSS para o seu comércio internacional e para ajudas dos mais variados tipos.

Uma das primeiras medidas do governo revolucionário foi expropriar bens de cidadãos americanos e cubanos que deixaram a ilha por causa de Revolução.

A Revolução Cubana causou um grande tumulto na Guerra Fria. A esquerda mundial passou a observar o sucesso da revolução e passou a acreditar que seria possível expandir o socialismo para outros lugares também.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.