Como marcar plural: Gravidezes e alugueres?

Saiba como usar determinados vocábulos no plural.

A Língua Portuguesa possui algumas regras que põem muitos estudantes inseguros na hora da escrita, desse modo, uma das dúvidas e também dos mais recorrentes erros é como marcar plural nas palavras ou fazer a concordância verbal adequadamente.

Em muitos momentos, a ortografia é grande inimiga do estudante ou concurseiro, ou vice-versa. Mas um pouquinho de dedicação pode acabar com essa tensão.

Neste artigo nos restringiremos ao plural em algumas palavras-problema. Desse modo, trouxemos alguns termos que muita gente estranha e explicamos mais uma regrinha simples para você relaxar e soltar o verbo. E os substantivos  também!

É correto falar gravidezes e alugueres?

Primeiramente, é importante lembrar que as língua naturais não são estáticas, estão em constante mutação, pois os falantes são diversificados e suas culturais plurais.

Assim, em viés normativo, o que é considerado como”errado” hoje pode ser considerado “certo” em muitos anos. Nesse sentido, esclarecemos que apresentaremos aqui os usos formalmente corretos, pois o objetivo é ajudar os estudantes e concurseiros a mandarem bem.

Vamos lá?

Gravidezes

Sim, o emprego de gravidezes para designar o plural de gravidez é completamente correto. Pode parecer estranho aos ouvidos, mas é o único modo normativo. Desse modo, podemos dizer tranquilamente: A Ana teve cinco lindas gravidezes.

Alugueres

Para muitos, alugueres soa como totalmente incorreto, mas não é! Sabemos que o plural comumente usado para aluguel é aluguéis. As duas formas estão corretas.

Apesar de incomum para o brasileiros, alugueres é o plural feito a partir da forma antiga da palavra aluguer, ainda usada em Portugal e empregada em textos da área jurídica.

Ônibus, lápis, vírus, tênis

Em todas essas palavras o plural é feito da mesma forma que o singular. Isso mesmo! A sua forma não muda.

Regrinha: No português, em palavras paroxítonas ou proparoxítonas terminadas em -us ou -is, as formas são idênticas no singular e no plural.

Então é correto dizer:

Meus tênis estão imundos.

Dois ou três lápis, não vou precisar mais que isso.

Gols

Geralmente, substantivos terminados em -ol no português têm o plural feito desta forma: anzóis, lençóis, faróis. Contudo, a palavra gol se apresenta como uma exceção, seu plural é gols.

Gostou de saber essas regrinhas e as exceções? Então deixe seu comentário!

 

Para mais dicas de ortografia da Língua Portuguesa veja:
Como diferenciar anáfora e catáfora.
Evite os erros de ortografia clássicos no português.
Entenda o uso da crase.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.