Como estudar atualidades para concurso público

Muitos concurseiros têm dúvidas sobre a preparação acerca das atualidades. Conheça ideias para se dar bem!

Estudar atualidades é sempre desafiador para quem irá prestar concurso público. Afinal, o que é considerado importante para cair na prova?

Como muitos concurseiros têm essa mesma dúvida, resolvemos trazer algumas sugestões de como se organizar para se atualizar de maneira eficiente.

Conheça a sua banca

Muitos manuais de dicas sobre atualidades para concurso público indicam a leitura de jornais, revistas,, portais e acompanhamento de telejornais. No entanto, não basta você fazer isso se não houver um filtro.

Afinal, cada banca tem características e pode ser que na específica para a elaboração de seu certame tenha predisposição para aplicar tipos determinados de questões.

Escolha bem as matérias e os artigos de atualidades que você irá ler, sabendo mais ou menos qual poderia ser o foco da banca organizadora.

Vá direto ao ponto

Não perca tempo lendo revistas inteiras, seções de esportes ou fofocas, ou então programas sensacionalistas, mesmo que se tratem de temas atuais. Pesque os assuntos mais relevantes para sobrar tempo para o que mais importa: estudar as demais disciplinas obrigatórias.

Assuntos indicados para você incluir no estudo de atualidades:

  • Guerras
  • Política
  • Legislação
  • Ciência
  • Decisões mundiais
  • Economia

Procure artigos em fontes de referência para se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo.

Você pode grifar partes que sejam mais importantes e também revisar quando achar necessário, para que esse conhecimento não se perca na memória.

Atualize-se uma vez na semana

Estudar para concurso público demanda um esforço tão intenso quando se trata das matérias contidas no Edital, que pode ser um erro se dedicar a atualidades todos os dias.

Apesar de muitos concurseiros colocarem em sua rotina diária a leitura de fatos e acompanhamento de telejornais ou programas de rádio, uma sugestão que se mostra mais eficaz é guardar um dia na semana para rever os assuntos.

Por exemplo: separe o domingo para conferir um compilado dos eventos mais marcantes, dividindo por “Brasil” e “Mundo”.

E então, o que achou das dicas?

Só não se esqueça de estudar atualidades a partir de fontes confiáveis. Boa sorte concurseiro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.