Como ajudar adolescentes no estudo remoto

Veja dicas para incentivar os jovens a aprenderem em casa com mais tranquilidade

Adolescentes, assim como as crianças, precisam se organizar para o estudo remoto durante a pandemia. Além disso, muito se fala sobre a possibilidade de continuar com esse estilo de educação posteriormente.

Sendo assim, os pais e responsáveis devem ficar atentos quanto à qualidade desse ensino. Afinal, mesmo que a escola se preocupe em fazer chegar os conteúdos, os professores sejam atenciosos, há que notar se o estudante precisa de alguma ajuda.

Selecionamos três ideias para auxiliar os alunos adolescentes na empreitada de aprender em casa.

1. Dê aos adolescentes o controle de seu ambiente

Deixar o jovem ter algum controle sobre o ambiente de aprendizagem. O sofá, a sala de jantar, o quarto ou a varanda, não importa o local para o aprendizado remoto. Deixe-os trabalhar onde se sentirem confortáveis, desde que o trabalho esteja concluído e bem feito, claro. Uma mesa oferece conforto a mais, então dê essa sugestão.

Se eles gostam de ouvir música enquanto trabalham, deixe-os, desde que não se torne uma distração. Entretanto, a coisa muda de figura quando se trata de smartphone ou TV. Esses elementos realmente tiram qualquer estudante do foco, até os adultos.

2. Permita que eles administrem seu tempo

O bom gerenciamento do tempo é uma habilidade que os adolescentes precisarão ao longo da vida toda. Esse momento, então, é uma excelente oportunidade para aprender essas habilidades sem os riscos que podem ser encontrados logo após finalizar a escola.

Se eles preferirem, você pode dar a eles uma lista de tarefas todas as semanas. Contanto que todo o trabalho seja concluído até o final da semana, não deve ser um grande problema como eles decidem concluí-lo.

3. Não espere que eles fiquem sozinhos o tempo todo

Desenvolver a capacidade dos adolescentes se tornarem independentes não significa, entretanto, que eles andarão sozinhos o tempo todo assim que chegarem ao ensino fundamental ou médio.

A maioria dos adolescentes precisa do acompanhamento diário ou semanal dos pais para garantir que o trabalho está sendo concluído.

Além disso, pode ser importante os pais se inteirarem acerca dos conteúdos que os jovens estão aprendendo. Isso facilita caso eles precisem de sua ajuda ou um esclarecimento.


E então, gostou de conhecer as dicas?

Também temos outro artigo interessante – Como criar o espaço de estudo ideal para crianças e adolescentes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.