4 estratégias para driblar o smartphone e estudar com mais foco

Deixar os apps tomarem conta prejudica muito as metas para aprendizagem de qualquer conteúdo

Cerca de 87% dos jovens dos Estados Unidos assumem que nunca saem do lado de seus smartphones. Enquanto 80% dos usuários verificam o telefone 15 minutos logo após acordarem.

Esses dados já mostram o quão intenso é o vício em smartphones, sendo que no Brasil isso não é diferente. Adolescentes e adultos perdem um bom tempo do dia conferindo as notificações das redes sociais, dos e-mails e aplicativos variados.

Se fosse um hobby inofensivo estaria tudo bem. Contudo, a presença do celular à mesa de estudos pode colocar todo o seu foco por água abaixo. Seja para estudar para a escola, faculdade, vestibular, ENEM ou concurso. Deixar os apps tomarem conta prejudica muito as metas para aprendizagem.

Você por acaso passa por isso? Destacaremos a seguir 5 maneiras de se livrar desse vício e estudar com mais produtividade. 

1. Desligue as notificações do smartphone

Muitas pessoas se distraem com as inúmeras notificações que recebem do Facebook, Twitter, Instagram, Spotify e outros aplicativos.

Entretanto, você não precisa saber imediatamente se alguém “curtiu” sua atualização de status, o segue no Instagram ou lhe envia um e-mail.

Quanto mais você checar seu celular, mais ele se tornará um hábito arraigado. Portanto, desligue as notificações e você se sentirá menos obrigado a usar o telefone.

2.Feche os olhos e respire fundo

Você está lendo um PDF, seus resumos ou vendo uma vídeo-aula. De repente, sente uma necessidade irresistível de pegar seu smartphone e verificar o feed de notícias do Facebook ou o Whatsapp.

Basta uma entradinha em qualquer app para você se perder no tempo e passar longos minutos ali, nas redes sociais, deixando do estudar.

Uma dica eficiente é: quando sentir que precisa pegar o smartphone para checar qualquer notificação, feche os olhos e respire fundo. Inspire por três segundos e expire por três segundos. O desejo geralmente desaparece.

Se o desejo ainda estiver presente, respire fundo novamente.

3. Silencie grupos de Whatsapp

Silencie todos os bate-papos em grupo do Whatsapp – sugerimos que você deixe somente aqueles que estão relacionados à família, por motivos óbvios. Assim, a chance de ser bombardeado por mensagens ao longo do dia todo é muito menor.

Se você for como a maioria das pessoas, as mensagens que recebe de grupos não são urgentes. Portanto, tudo bem se você lê-las apenas algumas vezes por dia.

Além disso, silenciá-los é uma alternativa mais educada do que deixar os grupos repentinamente.

5. Deixe o smartphone longe

Quando você for começar a estudar, deixe o celular em outro cômodo. Para eliminar completamente a tentação, desligue-o ou pelo menos coloque-o no modo avião.

Um estudo feito pela Michigan State University, descobriu que uma interrupção de apenas 2,7 segundos dobra sua taxa de erros no trabalho. Isso também certamente vale para quem está estudando.

O que acha então de tentar eliminar o vício no smartphone para estudar melhor? Sua produtividade sem sombra de dúvidas irá aumentar muito!

Leia também:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/ambiente-de-estudo-produtividade/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.