Melhore sua compreensão na leitura em 5 passos

Uma boa compreensão de leitura só vem com a prática. Os aspectos básicos, como por exemplo reconhecimento de palavras, fonética e fluência, podem ser dominados em apenas alguns anos. Porém, ao longo desse processo, a compreensão da leitura deve ser enfatizada.

Os estudantes podem ser capazes de repetir eloquentemente as palavras que veem em uma página durante todo o dia, mas sem habilidades de compreensão de leitura.

Muitos, infelizmente, têm dificuldades em compreender totalmente o conteúdo, prever o que acontecerá a seguir, reconhecer conceitos e significados, obter insights ou então relacionar o que estão lendo com a experiência de sua própria vida.

E como todo estudo demanda leitura, é super necessário aprender a ler com efetividade. Descubra dicas ótimas a seguir!

Inquérito pré-leitura

Antes de ler um texto, preencha uma pesquisa de pré-leitura para obter um breve resumo dele. Isso lhe dará uma ideia do que esperar do texto, para que sua leitura seja mais produtiva.

A primeira coisa que você deve fazer em uma pesquisa de pré-leitura é ler a introdução e revisar o índice. Em seguida, leia os títulos das seções e capítulos e o texto destacado em negrito. Ao longo do processo, concentre-se nas informações gerais, não nas específicas.

Defina o seu propósito

Muitos textos contêm informações e detalhes que não estão relacionados aos conceitos e ideias mais importantes. Identificar um propósito ou objetivo durante a leitura o manterá focado no que é importante.

Definir o seu propósito com antecedência também o ajudará a classificar as informações que são relevantes para os conceitos principais, bem como aquelas que não são essenciais, para que você possa maximizar o tempo gasto estudando o que é mais importante.

Leia o texto

Agora que você completou sua pesquisa de pré-leitura e identificou um propósito, é hora de realmente sentar e ler o texto.

Se você tem dificuldade para se concentrar ao ler, recomendamos que leia em voz alta. Muitas pessoas compreendem melhor o material se lêem em voz alta.

Faça anotações ou destaque conceitos importantes

Escrever algo é uma das técnicas de memória mais eficazes. Conforme você se depara com os principais conceitos, fatos e ideias, use um marcador de texto, escreva-os em uma folha de papel ou faça uma anotação na margem.

Isso o ajudará a lembrar o que leu e poderá acessar rapidamente seções importantes para referência futura.

Revisão pós-leitura

Logo após ler um texto, reserve um tempo para identificar o que você aprendeu e lições importantes. Isso o ajudará a internalizar o que aprendeu e a reter seu conteúdo. Identificar o que você aprendeu também o ajudará a identificar o que ainda não compreendeu totalmente, para que possa passar mais tempo revisando conceitos obscuros.

E então, o que achou das sugestões? Que tal por em prática agora mesmo?

Leia também outro artigo que pode lhe ajudar nesse quesito:

Entenda as diferenças entre interpretação e compreensão de texto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.