10 filmes essenciais para você estudar História Geral

Apostar em longas que discorrem sobre diversos períodos históricos é dica para aprender a disciplina de maneira mais descontraída

Estudar para ter uma boa nota no ENEM e demais processos seletivos geralmente envolve muita tensão. E uma das saídas para deixar o clima mais leve é aproveitar mídias que ensinem disciplinas importantes, como é o caso de filmes sobre História Geral.

Não é de hoje que longas-metragens são bons exemplos de materiais de estudo. Escolas e faculdades sempre recorrem a muitos títulos para fazer analogias e ensinar conteúdos de uma forma, digamos, mais dinâmica.

Falando especificamente sobre História, não é nada difícil encontrar obras que remetem aos mais diversos períodos da humanidade, assim como a eventos marcantes.

E como esse tipo de tema cai tanto no ENEM quanto em outros certames, não custa nada conhecer alguns desses filmes para enriquecer o conhecimento.

Selecionamos uma lista com 10 dicas de longas sobre vários assuntos importantíssimos e recorrentes na prova.

1 – Troia

O filme de 2004 narra a épica guerra de Troia, inspirando-se no poema Íliada, de Homero. É uma excelente dica para os estudos sobre Grécia Antiga e Helenística.

2 – Spartacus

Para quem deseja entender mais a respeito do Império Romano e a revolta dos escravos à época, vale assistir um clássico das telonas: Spartacus, de Stanley Kubrick, lançado em 1960.

3 – O Nome da Rosa

O Nome da Rosa, longa de 86 baseado no livro homônimo de Umberto Eco, tem como tema central a restrição à informação e ao conhecimento na Idade Medieval, atrelada ao poder da igreja sobre questões ideológicas. O filme é um retrato quase que fiel do período.

4 – Lutero

Esse é um dos filmes mais indicados para entender detalhes da Reforma Protestante. O longa de 2003 narra o evento histórico sob o ponto de vista de sua figura principal: Martinho Lutero.

5 – Danton, O Processo da Revolução

O filme de 1982 exibe o contexto histórico na França logo após a Revolução Francesa. O país está em uma situação econômica devastadora, quando dois líderes da Revolução: Danton e Robespierre entram em conflito e instauram o chamado “Período do Terror.

6 – 12 Anos de Escravidão

O filme de 2014 retrata 12 anos da vida de Solomon Northup, um homem negro livre e que foi submetido a torturas e humilhações. A história se passa anos antes da abolição da escravatura ocorrer oficialmente nos Estados Unidos.

7 – 1917

Um dos poucos filmes para estudar o contexto da Primeira Grande Guerra. Lançado em 2019, o enredo gira em torno de dois soldados britânicos em uma missão de vida ou morte em pleno território inimigo.

8 – A Lista de Schindler

Entre tantos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, podemos indicar o clássico de 1993 A Lista de Schindler. Ele foca na história de Oskar Schindler, alemão influente diante do partido nazista que abdicou de suas posses para tentar salvar a vida de judeus.

9 – O Último Rei da Escócia

Boa referência do cinema para entender um pouco mais sobre a história da África contemporânea. A trama de O Último Rei da Escócia, narrada por um médico escocês, revela a tirania de Idi Amin, um dos mais terríveis líderes do continente na década de 70.

10 – For Sama

Por fim, trazemos um documentário sobre os conflitos na Síria, mais precisamente em Alepo, maior cidade do país. A história é contada sob a ótica de uma família que vivencia essa guerra, nos ajudando a enxergar como é o terror de estar em meio ao confronto.

 

Essa é uma boa lista para você começar a se inteirar mais sobre história a partir de filmes. Tem mais algum longa que poderia compor essa ‘cinemateca’? Deixe sua sugestão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.