ENEM 2020: Técnicas que ajudam a responder questões mais rápido

Quer ganhar tempo na prova? Com algumas estratégias você pode ser mais eficiente na resolução das 180 questões objetivas

Uma das maiores preocupações de quem está se preparando para o ENEM 2020 é o tempo para responder todas as questões. Afinal, são 90 perguntas que precisam ser resolvidas em até quatro horas em cada dia de avaliação.

Para melhorar a performance, vale treinar bastante durante os meses que antecedem o exame. Pensando em ajudar você nessa empreitada, reunimos técnicas que prometem ser infalíveis. Conheça a seguir!

1 – Ler última frase antes das alternativas

Em vez de ler primeiro todo o texto componente da questão, dedique sua atenção à última oração. Exatamente isso: aquela frase que geralmente apresenta a pergunta, mostrando o que está sendo pedido.

Apostar nessa estratégia faz com que você vá direto ao ponto e não perca tempo com informações que podem ser secundárias ou, às vezes, desnecessárias.

Entenda o que a questão quer, leia as alternativas e volte ao texto. Você sentirá mais confiança e não irá demorar tanto para encontrar a resposta.

2 – Focar em palavras e expressões importantes

Essa é uma dica para resolver o caderno de humanas ou de linguagens do ENEM, nas quais é comum ter um texto para embasar duas ou três questões subsequentes.

A artimanha consiste também em ler a última frase dos enunciados, assim como nossa dica anterior. Depois, dê uma olhada nas alternativas para captar “palavras-chave”.

Voltando ao texto-base, seu cérebro estará treinado para relacionar as tais palavras-chave, assim como filtrar o que realmente interessa e responder o que se pede.

3 – Fazer anotações sobre as questões

Há quem se organize melhor passando as ideias para o papel. Então, se esse é o seu caso, use a técnica de fazer anotações em algum espaço para rascunho durante a resolução das questões. Funciona para perguntas de todas as matérias.

Você pode anotar palavras-chave, possíveis alusões, fórmulas, contas e resultados. Se isso lhe ajuda a acelerar o processo, invista!

É um método válido também para sinalizar aquelas questões que precisaram ser puladas ou que vão necessitar de revisão antes da entrega.

4 – Pratique com provas anteriores do ENEM

Não poderíamos finalizar sem sugerir o treino com provas do ENEM de anos passados.

Use os exemplares para praticar as dicas que demos nos tópicos acima, calculando o tempo e conhecendo suas aptidões e dificuldades. Tente fazer isso pelo menos uma vez por semana, intercalando com os dias de estudo.

Vale super a pena se organizar nesse sentido para não passar por apuros nos dois dias de provas. Lembrando que essas dicas também valem para o ENEM Digital. Portanto, pratique bastante e dê o seu melhor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.