Dicas para restaurar móveis em casa

Dicas para restaurar móveis em casa

Confira todos os passos para realizar uma restauração com aspecto profissional no conforto da sua casa

Decorar é sempre uma atividade agradável. Desde imaginar a decoração até escolher os móveis e itens que vão ser usados. Mas e se usássemos o que já temos na residência. E melhor, se fosse possível unir a renovação dos ambientes à economia? Pois, a prática de restaurar móveis em casa promove tudo isso e muito mais. Então, venha aprender conosco a como realizar essa atividade. E assim, renovar seus móveis e ambientes de um jeito barato e estimulante.

Os primeiros passos para restaurar móveis em casa

Você decidiu que quer renovar o ambiente, e optou por restaurar móveis em casa. Mas como fazer isso? Afinal, qual é o primeiro passo a se tomar?

Em primeiro lugar, você deve saber que a paciência e dedicação devem sempre estar presentes ao restaurar uma peça de móvel.

Isto é, o processo não será tão rápido. Além que muitas vezes pode não ficar do jeito que você imaginou. Principalmente se você começou agora nessa atividade de restaurar móveis em casa.

Por isso, pode ser necessário refazer a mesma coisa diversas vezes, até que dê certo. Então, use e abuse da sua criatividade, todas as ideias são bem vindas.

Como começar a restaurar móveis em casa?

A primeira coisa a se fazer ao pensar em restaurar móveis em casa é selecionar o item que você tem como objetivo, renovar. Logo, observe suas características, o que será mais simples e mais complicado de se fazer.

Prepare o local que você vai utilizar para restaurar a mobília. Além disso, dê preferência para o uso de locais distantes da residência. Também retire das imediações objetos que podem acabar se sujando ou estragando. Por fim, separe todos os itens que você vai utilizar no processo.

Existem muitos meios de renovar o móvel. Os de madeira maciça, por exemplo, vão muito bem com pinturas novas ou até a nova aplicação de um verniz. Aliás, ainda é possível trocar os puxadores ou adicionar outros ornamentos, ou ainda remover portas e outras peças do item. Tudo depende da sua criatividade.

Portanto, tome algumas inspirações na internet, escreva tudo em um papel, e mãos na massa.

Dicas para restaurar móveis em casa
Dicas para restaurar móveis em casa. Foto: Canva Pro

Conheça alguns métodos para restaurar móveis em casa

Você pode usar muitas formas para restaurar móveis em casa. Então, conheça algumas das mais comuns e escolha a que mais combina com você.

Pintura

A pintura é o meio mais comum de restaurar móveis em casa. Para isso, você vai precisar de muitas lixas de todas as gramaturas, ou seja, das mais finas para as mais grossas. Tudo isso para que, além de remover a pintura original, fique o mais liso e bem acabado possível para receber a nova camada de tinta.

Além disso, vai precisar também de rolinhos de tamanhos diferentes, pincéis, e é claro, de tinta. A propósito, lembre-se de cobrir o chão com jornais ou plásticos para não fazer muita sujeira.

Primeiro lixe todo o móvel, não deixando nenhum local para trás. Comece usando as lixas mais grossas, vá para as mais finas, para que o acabamento seja perfeito.

Após isso, limpe o local com um pano úmido para que não fique nenhuma poeira ou resquício de tinta. Em seguida, aplique a tinta sempre em pequenas quantidades para que não escorra, e faça quantas demãos forem necessárias.

Não se esqueça de verificar na embalagem o tempo de secagem entre uma demão e outra.

Adesivagem

Se você quer restaurar móveis em casa, mas quer ficar livre de muita bagunça, experimente a adesivagem. Os adesivos para mobília oferecem grande variedade de cores, texturas e estampas. Além disso, são de fácil aplicação.

Inicialmente, meça o móvel e corte o adesivo conforme as medidas e então comece a aplicar. Mas aqui vão algumas dicas de ouro para o sucesso do processo:

Não retire todo o plástico protetor. Na verdade, vá retirando aos poucos conforme acontece a colagem no local. Isso evita que o adesivo enrole ou se cole em outros lugares, podendo danificá-lo.

Aliás, utilize um cartão ou espátula para aplicar o adesivo, para que não fique nenhuma bolha de ar. Além disso, secadores também podem auxiliar ao aplicar o adesivo. Por fim, evite tesouras. E sim, procure usar estiletes para ter um corte mais limpo e preciso.

Além desses métodos que são os mais populares, você também pode tentar utilizar estêncil, colar tecidos, trocar os puxadores. Assim como, pode ainda remover as portas do seu móvel para dar uma aparência diferente.

Gostou dessas dicas de como restaurar móveis em casa? Se curtiu o artigo, comece agora e mãos à obra. Então, não esqueça de curtir e compartilhar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?