Dicas para resolver questões de múltipla escolha

O modelo de prova objetiva é um dos mais usados nos concurso e vestibulares do Brasil. Também conhecida como prova de múltipla escolha, esse formato é frequentemente apresentado de modo desafiador ao candidato. Não é atoa que muitos estudantes afirmam ter dificuldades em resolver questões desse estilo. Além disso, alguns enunciados costumam trazer pegadinhas ou outras técnicas que causam confusão ao leitor.

Se você deseja reduzir seu tempo de resposta e garantir resultados positivos, veja abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora da prova.

O que fazer?

Em primeiro lugar, não se apegue à ordem de questões. Isso é irrelevante para o processo. Assim sendo, não perca tempo em quesitos que envolve muitos textos ou cálculos extensos. Se perceber que está gastando muito tempo, pule para a próxima questão. De preferência, resolva os enunciados mais fáceis primeiro. Isso vale também para as questões em que você não domina completamente o assunto. Ficar preso a uma alternativa faz com que o candidato perca tempo e equilíbrio emocional.

Lembre-se que mesmo que tenha estudado muito, você não precisa acertar todas as questões. Seja humilde e aceite os obstáculos que não pode enfrentar.

Esteja atento aos enunciados que pedem exceções. Uma única palavra pode mudar completamente o sentido de um enunciado,. Por isso, todo cuidado é pouco na hora da leitura. Sublinhe ou grife os termos fundamentais e revise a resposta antes de marcar.

Se, por acaso, o assunto estiver fugindo da sua mente, faça um breve mapa mental. Rascunhe um esquema com os pontos chaves das matérias que estudou. Depois de ler a questão, anote tudo o que lembrar sobre aquele tema. Outra estratégia é se fazer perguntas e comparativos na mente. Por fim, se esforce para garantir pelo menos o desempenho mínimo em cada disciplina.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.