Dicas para obter sucesso na entrevista de emprego
É muito importante o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego, porém, esse pode ser um desafio para muitos profissionais, pois muitas pessoas se sentem pressionadas e ansiosas quando sabem que estão sob avaliação. No entanto, há alguns pontos relevantes para que o candidato não fique aquém do seu potencial. Confira!
Sua postura corporal
A sua postura corporal transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador, ainda que seja de forma indireta. Por isso, é importante que se atente para que não fique aquém do seu potencial.
Sendo assim, não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção. É comum que o candidato fique nervoso no processo seletivo, porém, é fundamental que haja controle da sua postura, já que por meio de uma postura assertiva, é possível demonstrar suas competências e habilidades. Por isso, veja alguns fatores relevantes para esta análise:
- Evite cruzar braços e pernas;
- Bem como, evite gesticular excessivamente;
- Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
- Faça o devido controle do seu tom de voz;
- Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
- Tenha um firme aperto de mão;
- Coloque o seu foco nas respostas;
- Tenha cuidado para não interromper o selecionador.
Conheça a cultura da empresa
É importante que conheça a cultura da empresa para se direcionar durante o processo seletivo. Sendo assim, é fundamental que pesquise sobre a missão, visão, valores e trajetória da organização, já que esse conhecimento poderá direcionar diversas respostas de modo orgânico.
Startup ou empresa tradicional?
Caso a sua entrevista de emprego ocorra em uma empresa Startup, você deve optar por uma vestimenta casual. No entanto, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal. Portanto, a análise da cultura da empresa pode ajudar o candidato quanto a esta definição.
A construção da sua narrativa
Os pontos que citamos acima devem servir de base para que você construa a sua narrativa. Por isso, procure focar em resultados, bem como, respeite a ordem dos fatos. Certamente a construção da narrativa do candidato é de grande valia para um direcionamento assertivo.
Sendo assim, analise o seu próprio currículo de forma aprofundada. Ou seja, conheça seus pontos fortes e pontos de melhoria, no que tange às suas experiências anteriores.
Dessa forma, poderá citar qualidades e defeitos, apontando resultados obtidos e soluções para seus pontos negativos. Por isso, analisar a sua trajetória é fundamental para o seu sucesso na entrevista de emprego.