Dicas para o candidato se direcionar durante a entrevista de emprego

Confira algumas dicas para o candidato se direcionar durante a entrevista de emprego e eleve suas chances de sucesso. Saiba mais!

 O assertivo direcionamento assertivo do candidato na entrevista de emprego pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Sendo assim, é importante para o candidato que não se deixe dominar pela ansiedade inerente à situação de avaliação. Já que ao se deixar dominar pela ansiedade, a mensagem transmitida durante o processo seletivo pode ser contrária a sua intenção.

Dicas para o direcionamento do candidato na entrevista de emprego

O direcionamento correto é uma maneira eficiente de não ficar aquém do seu potencial. Por isso, é importante que o candidato domine a sua postura. Assim sendo, é importante que direcione o seu comportamento e controle as suas ações durante o processo seletivo.

Postura corporal

Primeiramente, é muito importante que o candidato se posicione assertivamente através da sua postura corporal. No entanto, é necessário entender o conceito de que uma postura é composta por diversos fatores, por exemplo, os seus gestos, tom de voz e a construção da sua narrativa.

Mensagem transmitida indiretamente 

Além disso, é importante ressaltar que o seu corpo transmite uma mensagem. Por isso, na condição de candidato, é importante que tenha  atenção à sua linguagem corporal, bem como, ao conjunto de fatores implícitos no seu comportamento. Conforme falamos anteriormente, a mensagem é composta por diversos pontos intangíveis. 

Construa a sua narrativa de maneira assertiva

Sendo assim, para que você construa a sua narrativa de maneira assertiva é importante que se aprofunde no que diz respeito às suas experiências. Isso quer dizer que deve se atentar aos pontos fortes de suas experiências. 

Dessa forma, poderá levar para a entrevista de emprego informações sobre suas experiências anteriores, como sugestões, melhorias, projetos e implementações feitas por você durante a sua atuação.

Conheça a cultura da empresa

Além disso, conhecer a cultura da empresa é fundamental, visto que esse fator poderá te preparar de diversas formas. Por exemplo, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma cultura Startup, você pode se direcionar de uma maneira mais casual, bem como, pode se vestir de uma maneira informal.

Entretanto, uma empresa de cultura tradicionalista geralmente requer um comportamento formal. Por isso, esse ponto pode ser muito importante para que você saiba como deve se comportar durante a entrevista de emprego.

Faça perguntas e avalie a proposta 

Por fim, faça uso do espaço para perguntas que, geralmente, é cedido ao candidato no final de toda a entrevista de emprego. Uma vez que essa é uma maneira natural de avaliação da proposta para todos os envolvidos, candidatos e empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.