Certamente a construção do currículo como um documento é um fator primordial para que o candidato consiga direcionar a sua postura, não ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho.
Na condição de candidato, é importante que entenda o currículo como uma vitrine profissional, sendo um documento que deve ser elaborado considerando diversos fatores.
Primeiramente, a visualização do documento precisa de organização. Isso porque um documento com a visualização muito confusa pode ser descartado sem que seja analisado em sua totalidade.
Organize as informações para que a visualização seja agradável, não deixando textos muito grandes e sem pontuação, por exemplo. Além disso, os dados precisam estar atualizados.
É comum que muitos candidatos enviem o seu currículo para empresas que, quando entram em contato, são informadas de que endereço do candidato não é mais o mesmo, por exemplo. Isso pode ser bastante prejudicial para um candidato que enviou o seu currículo recentemente.
Por isso, é importante que certifique-se da atualização dos seus dados. Visto que, além do contato inicial, a região em que você mora pode ser bastante relevante para uma empresa que foca em proximidade para o trajeto entre a casa e o trabalho de seus funcionários, por exemplo.
O destaque de seus dados pessoais no currículo deve ser feito considerando a atualização e a visualização, da mesma maneira em que o seu objetivo precisa ser claro e direto. Sendo assim, você pode colocar a sua área de atuação e o seu nível hierárquico. Por exemplo: gerente de projetos; analista de marketing digital; assistente de recursos humanos; auxiliar de logística etc.
A descrição da sua trajetória profissional e a sua formação acadêmica deve ser feita considerando a ordem cronológica inversa dos fatos. Visto que os seus dados atualizados são de extrema valia para a análise do seu currículo.
Não menos importante, caso você insira uma foto no documento, opte por uma imagem sóbria e mantenha suas plataformas online atualizadas. Visto que ferramentas como o LinkedIn são muito utilizadas para o recrutamento e seleção no mercado atual.
Sendo assim, a construção objetiva do currículo é multifatorial e cabe ao candidato analisar todos os pontos para que consiga o destaque necessário no mercado, de modo que receba o convite para uma entrevista de emprego que seja correlata aos seus objetivos profissionais e coerente com os seus valores pessoais.