Hoje vamos te apresentar 5 dicas para ficar mais produtivo em seu negócio digital. Se esse é o seu objetivo, então vai aproveitar essas informações para começar a deslanchar de vez sua empresa. Confira as informações a seguir e aproveite para mudar seus hábitos.
5 dicas para ficar mais produtivo em seu negócio digital
O negócio digital surgiu no mercado como uma forma de agilizar os processos de interação entre uma determinada marca e o consumidor final. Assim, os modos de exercer o trabalho puderam ser efetuados com muito mais potencialidade e aproveitamento por parte dos empreendedores e dos funcionários que atuam na empresa.
O meio virtual também abriu espaço para que as dinâmicas de negócio tivessem um tempo próprio e que a atividade laboral contasse com vários níveis de produtividade. Porém, esse terreno se torna um pouco perigoso à medida que a liberdade excessiva pode dar vazão ao que, na atualidade, chama-se procrastinação. Fora que, a internet, se apresenta como um ambiente com alta competitividade no mercado e, por isso, estar à frente da curva requer muito mais dedicação.
Assim, selecionamos 5 dicas incríveis para que você se torne mais produtivo em seu negócio digital e seu empreendimento seja muito bem sucedido.
Determine um ambiente de trabalho
Normalmente, construir um negócio no meio digital dispõe da possibilidade de trabalhar em casa e, para que isso dê certo, é preciso de um cômodo ideal para exercer todas as funções e atividades.
Monte um local afastado e o decore de forma que você se sinta confortável, pois o intuito é conseguir manter o foco por muito mais tempo. É importante que esse espaço possa isolar, minimamente, os sons de barulhos externos.
Quanto à decoração, não é preciso muitos exageros! Você pode apostar em designs mais minimalistas.
Defina suas metas periódicas
Essa ação é importante para que você consiga trabalhar em cima de prazos e não acabe se perdendo nas entregas de suas funções de trabalho.
Você pode dividir as suas tarefas dentro de critérios de curto, médio e longo prazo, para que as ações se tornem mais reais e alcançáveis.
Além disso, construa essas metas em torno de um objetivo comum. Assim, você chegará no lugar do negócio que almeja, sem correr o risco de direcionar as estratégias da empresa para pontos desagradáveis e que não foram planejados.
Faça uma lista de tarefas diárias
A consequência de definir metas, é a existência de uma quantidade de tarefas que precisam ser feitas diariamente e em uma ordem específica.
Identifique quais afazeres são pré-requisitos para aqueles outros que, provavelmente, estão incluídos nas metas de médio e longo prazo.
Para um determinado dia, prefira começar com uma tarefa mais fácil para que você consiga pegar o ritmo. A segunda deve ser obrigatoriamente mais pesada e desafiadora, pois você já estará “no pique” de trabalhar.
A última tarefa deve ser mais leve e de maior interesse e entusiasmo, pois o seu corpo já estará cansado e com um ritmo mais lento. Assim, você vai aumentar a sua produtividade, mesmo que, ao mesmo tempo, ela esteja caindo gradualmente. Será um aumento comparativo.
Administre seu tempo com intervalos
Você deve, antes de tudo, conhecer os limites do seu corpo e da sua mente. A quantidade de horas que é capaz de manter a produtividade seguidamente será determinante para construir uma rotina mais adequada e proveitosa.
Se for possível, por exemplo, manter o foco por duas horas e meia, divida o seu tempo em intervalos de duas em duas horas. Essa margem é importante para que você não se esgote e acabe não conseguindo continuar.
Depois, levante, beba água, se alongue, se distraia e volte, no máximo, 30 minutos depois. O intervalo ideal, na verdade, é de 15 a 20 minutos.
Dessa forma, você evita o esgotamento mental e consegue manter a sua produtividade durante todo período previamente estabelecido para trabalhar.
Saiba dizer “não” para os outros
Essa dica é fundamental para que você tenha mais produtividade. Isso porque, muitas vezes, é necessário interromper o seu cronograma de trabalho para atender a demanda do outro.
É preciso se priorizar e apenas abrir mão da sua rotina em situações de emergência. No momento de dizer “não” para o outro, você diz “sim” para você.
Não sinta culpa, a outra pessoa irá conseguir resolver as questões dela de outras formas e, se for alguém que se importa, ela irá entender os seus motivos. Além disso, você pode oferecer a sua ajuda em outro momento. Explique o seu impeditivo que, nesse caso, é o trabalho, e se ofereça para fazer algo quando estiver livre e descansado.