Dicas para desenvolver uma boa relação entre líder e liderados

Confira algumas dicas para promover um bom relacionamento entre líder e liderados no mercado atual. Veja!

O papel do líder na atualidade

Atualmente o papel do líder é muito discutido na sociedade, visto que há uma preocupação em diferenciar o papel do líder do papel do chefe.

A imagem autoritária, imperativa que amedronta e ameaça com sua presença ficou para trás, hoje os colaboradores que buscam mais autonomia e liberdade no ambiente de trabalho, não aceitam mais essa postura.

O que os profissionais buscam é a figura de um líder. O papel do líder é participativo, é acessível e inspira admiração, sendo oposto da figura do chefe. Entretanto, não é tão fácil exercer esse tipo de liderança. Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de liderar a sua equipe.

Ouça seus colaboradores

A principal função de um líder e gerir a sua equipe para que, juntos, alcancem um objetivo em comum. O chefe tende a repassar essa demanda, o líder deve promover um diálogo com sua equipe e a melhor maneira de conseguir esse feito é ouvindo o que seus liderados têm a dizer.

Os colaboradores desejam participar de maneira ativa nas decisões e estratégias adotadas e não somente executar as tarefas sem entender os impactos. Essa escuta é de extrema importância, pois, além de manter sua equipe engajada, o gestor saberá exatamente quais são as dificuldades enfrentadas e, desta maneira, propor as melhores soluções possíveis.

Incentive seus liderados

Os líderes se preocupam com o desenvolvimento profissional de seus liderados e devem incentivá-los. Uma boa maneira é apostar em treinamentos, parcerias com universidades, escolas de idioma, cursos livres etc. Dessa maneira, o gestor terá sua equipe sempre motivada, trazendo novas ideias que provém do aprendizado.

É possível promover treinamentos dentro do próprio ambiente de trabalho ou ainda, verificar junto com a administração da empresa a possibilidade de realizar parcerias.

Seja realista na hora de definir as metas

Independentemente de qual seja a área de atuação do gestor, na hora de definir as metas, é extremamente importante ser realista. Nada é pior para os colaboradores do que metas inatingíveis, portanto, é importante que o gestor converse com sua equipe antes de definir as metas. Dessa maneira, será possível alinhar as necessidades de ambos os lados.

Proporcione um ambiente de trabalho saudável

O ambiente de trabalho é essencial na hora de medir a produtividade de sua equipe. Um ambiente de trabalho tóxico desmotiva e, em situações extremas, pode levar até ao desenvolvimento de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

Portanto, manter um ambiente saudável faz parte do papel do líder. Ações simples, como implementar um horário flexível, dar folga nos aniversários e home office em alguns dias da semana, são bons exemplos de medidas que podem ser adotadas dentro de um conceito de liderança participativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.