Dicas para conciliar vestibular e conclusão do ensino médio

Grande parte dos estudantes que disputam uma vaga no vestibular ainda estão concluindo sua formação no Ensino Médio. Para esses, o desafio de conquistar uma vaga na universidade é ainda maior. Isso porque eles têm pouco tempo para dar conta das atividades da escola e ainda se dedicar aos conteúdos do processo seletivo.

Conciliar responsabilidades tão importantes como o vestibular e a escola e administrar o tempo com equilíbrio é uma tarefa complicada, que exige maturidade. Porém, há algumas dicas que podem ajudar a atravessar esse período turbulento com tranquilidade e garantir um bom desempenho nas duas demandas.

Como conciliar ambas as demandas?

1. Seja organizado

Parece óbvio, mas a organização é um aspecto indispensável. Nesse sentido, é necessário escolher com antecedência um ambiente calmo, e selecionar os livros e outros materiais didáticos que serão usados em todo o processo. Se possível, crie um cronograma de estudos, ou elabore um mapa mental.

2. Tenha horários bem definidos

Disciplina é a palavra chave na hora de manter o foco nos estudos. Então, tenha em mente qual é a sua prioridade e a meta que deseja alcançar. Por isso, estabeleça horários fixos. Isso ajuda a criar uma rotina,  impulsiona o rendimento e o cumprimento das metas.

Controle atentamente o seu tempo, pois a procrastinação pode ser uma vilã na vida de quem tem muitas tarefas a cumprir. Portanto, evite acumular atividades. Cumpra a rotina que estabeleceu e discipline seu corpo.

3. Não abra mão do descanso

Estar sobrecarregado demais compromete o aprendizado e pode trazer resultados negativos. Por isso, não ignore os sinais de cansaço do seu corpo. Evite perder noites de sono, e se alimente corretamente. Reserve tempo para estar com seus familiares e amigos ou participar de um programa divertido no final de semana.

Além disso, lembre-se que o Ensino Médio é uma fase única e marcante da vida. Então, aproveite cada minuto com equilíbrio e sem perder de vista seu objetivo.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.