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Smarketing – Funil de Vendas ou Marketing?

O funil de vendas e marketing dentro da estratégia Smarketing

Smarketing é uma estratégia que une as áreas vendas e marketing com o objetivo de aumentar as vendas e gerar valor à empresa.

Assim sendo, é necessário unificar as estratégias. No entanto, é possível analisar essa estratégia de forma a viabilizar a gestão de cada equipe.

Funil simplificado

O funil da jornada do cliente, de forma sucinta, funciona da seguinte forma:

Visitantes;

Leads;

Oportunidades;

Vendas.

Olhando dessa forma, o funil de vendas seria muito mais um funil de marketing, uma vez que os visitantes, leads e oportunidades ficam com o time de marketing. Ao passo que a área de vendas fica apenas com a última etapa. No entanto, dentro do conceito Smarketing o funil é divido em todas as etapas, sendo responsabilidade das duas áreas a jornada do cliente.

A jornada do cliente nem sempre é linear

Todavia, a passagem do cliente pelo funil não ocorre de forma linear. Ao passo que um mesmo prospect pode chegar até a empresa através do meio do funil, por conta do marketing de conteúdo por exemplo.

Ainda pode ocorrer um contato da equipe de vendas com os leads, convertendo-os quando ainda estão com poucas interações para serem considerados leads. Por isso funil de Smarketing é a atualização da jornada do cliente dentro desse conceito.

Alinhamento das equipes e vendas orgânicas

A união dessas áreas de vendas e marketing visa alinhar essas equipes para que as vendas fluam de forma natural.

Sendo assim, o funil de vendas e marketing não fica separado, tornando-se um novo funil Smarketing. Ao passo que fica compartilhado entre as áreas, fazendo com que as conversões aumentem, alcançando os objetivos da empresa.

Por isso o contato da área de vendas precisa ser feito dentro das estratégias de marketing. Uma vez que esse contato aumenta a assertividade da negociação e a facilidade de conversão das vendas.

 

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