Dicas para combater a procrastinação no trabalho

O adiamento constante de tarefas é um hábito muito prejudicial. Ele afeta o desempenho pessoal e profissional, além de trazer sérios problemas de saúde. Segundo especialistas, atualmente o fator que mais favorece a procrastinação é a internet. Somado a eles estão aspectos como transtornos emocionais e falta de tempo devido à sobrecarga de demandas.

Se você também costuma adiar ao máximo seus afazeres, seja no trabalho ou em atividades pessoais, saiba que há algumas técnicas que podem ajudá-lo.

Como evitar a procrastinação?

O primeiro passo é ter um caderno ou agenda para registrar as tarefas que precisam ser cumpridas. Você pode elaborar um planejamento com metas bem específicas e estabelecer um prazo. Desse modo, vai conseguir medir sua produtividade durante um determinado período.

Outra dica é ser paciente consigo mesmo e entender que, nem sempre, será possível dar conta de tudo. Isso significa que muitas vezes vai ser necessário abrir mão de algumas tarefas. No entanto, quando isso acontecer, não se sinta culpado. Busque estabelecer uma lista de prioridades e de urgência ao que for mais importante.

O perfeccionismo também pode levar à procrastinação. Geralmente, uma pessoa que tem a tendência de se cobrar muito, posterga uma tarefa por não se sentir competente para realizá-la. Portanto, se você exigir menos de si mesmo será mais fácil vencer os desafios.

Por fim, crie a estratégia de se recompensar sempre que conseguir cumprir uma meta. Isso pode ser um motivador poderoso, principalmente em atividades que não gosta de fazer. A recompensa pode variar desde um chocolate, há uns minutinhos de pausa para ver uma série ou até uma ida à praia, por exemplo. Aplicar essas dicas vai tornar sua rotina muito mais produtiva.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.