Dicas para aumentar seu Score no Serasa

Saiba também o que não tem influência nenhuma em sua pontuação

Não é novidade que no final do ano as pessoas compram mais. Com o décimo terceiro salário, férias e bônus das empresas, o consumidor sente uma “folga” no bolso e adquire aquele item com o qual sonhou o ano todo e que tanto precisa.

Melhor ainda é poder pagar parcelado, para não sobrecarregar o orçamento. Para isso, é preciso ter crédito na praça.

O Serasa é a empresa privada de maior referência em análises e informações para decisões de crédito. Ela reúne dados, como dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais.

Cada empresa decide como vai conceder crédito aos consumidores, mas o Serasa é largamente utilizado para dar apoio aos negócios.

Uma das métricas criadas para isso é o Score. Ele é uma ferramenta usada há décadas para a análise de risco de crédito de consumidores, refletindo seu comportamento financeiro.

Aumentar a pontuação do Score significa que você é um consumidor mais confiável. Mas ele não aumenta da noite pro dia. É preciso tempo para mostrar que seus novos hábitos financeiros serão permanentes.

Como aumentar meu Score no Serasa?

Um ponto para ter em mente é: ter uma boa pontuação não é garantia de aprovação imediata do crédito. As empresas possuem seus próprios critérios de análise.

Essas dicas que trazemos aqui não vão ter efeito imediato, mas com um pouquinho de paciência logo você poderá ver os resultados positivos.

Ainda assim, vale a pena se empenhar para conseguir uma boa pontuação, o que pode ser decisivo na hora de contratar aquele financiamento tão desejado.

Utilize cartões de crédito para pagamentos, mas sem atrasar o pagamento das faturas

As informações de pagamento de cartão de crédito compõem o seu Cadastro Positivo. Esse registro é um histórico do seu comportamento de crédito. Ele reúne informações sobre como você quita suas contas, levando em consideração sua pontualidade e sua conduta como pagador de boletos.

Isso tem grande peso na pontuação do Score. Então, quanto mais tempo você tem de utilização do Cadastro Positivo, melhor para sua pontuação.

Limpe seu nome, caso esteja negativado

Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro.

O Serasa Limpa Nome é um programa pensado em auxiliar consumidores a regularizarem suas dívidas, oferecendo muitas vantagens. Também é possível fazer isso diretamente com a empresa que negativou você.

É muito importante pagar tudo que você tem pendente para aumentar o Score.

No Serasa Limpa Nome, você encontra ofertas com até 90% de desconto.

Mas se lembre que, ao pagar suas pendências, seu Score não aumenta automaticamente. Ele leva certo tempo para considerar seus novos hábitos financeiros.

Seja pontual nos pagamentos

Pagar as contas em dia é muito importante. Uma boa ideia é coloca-las em débito automático, como ajuda para manter a pontualidade nos pagamentos.

Tenha contas em seu nome

Para alimentar seu cadastro, você precisa ter contas em seu CPF. Veja a possibilidade de ter uma conta de luz, de telefone e principalmente cartão de crédito (mesmo que não tenha tanto limite) em seu nome.

Peça crédito de forma consciente

Quando as empresas fazem muitas consultas em seu nome (tanto na Serasa quanto no SPC Brasil), isso pode significar uma busca descontrolada por crédito.

Quanto menos pedidos de crédito você fizer (ou até simulações de empréstimos pela internet), menor será o impacto.

Mantenha seu Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo mostra seu relacionamento com as empresas nos últimos 12 meses. Portanto, não fique pedindo um cartão de crédito atrás do outro, de empresas diferentes. Seja um cliente duradouro das instituições. Quanto mais longo seu relacionamento, mais relevantes se tornam essas informações.

Atualize seus dados na Serasa

Esse é um ponto simples, mas que por vezes passa desapercebido. Basta manter seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

Coisas que NÃO influenciam no seu Score

Existem alguns mitos sobre o Serasa Score circulando por aí, no qual as pessoas se apegam e passam aos seus conhecidos. Certamente você já ouviu falar de alguns deles. Então, vamos esclarecer tudo com informações vindas diretamente do site oficial do Serasa.

Quando minha renda sobe, o Score também aumenta

O Score é calculado sobre seus hábitos financeiros, pagamento de contas em dia e seu endividamento. O salário de uma pessoa não aumenta nem diminui seu Score.

O Serasa Score só usa dados negativos

Mito! O seu Score utiliza informações cadastrais, negativas, positivas e comportamentais em relação à solicitação de crédito, todas disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta.

O Score considera meu histórico financeiro de toda a vida

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas prescrevem cinco anos após a data de vencimento. E o nome do consumidor não pode permanecer em cadastros de inadimplentes por período superior à prescrição.

Por isso, os débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score. Mas isso não significa que as dívidas “caducaram” e não precisam mais ser pagas. Em algum momento, será preciso negocia-las.

É preciso pagar para consultar meu Score

Consultar seu Score é grátis. Com um cadastro simples, você consulta pela internet, quantas vezes quiser e sem pagar nada.

Pagar para aumentar o Score? Cuidado com o golpe!

O Serasa não realiza nenhum tipo de cobrança para aumento de pontuação. Não existe forma “milagrosa” para aumentar seu Score.

Cuidado com essas propostas, pois elas escondem um golpe, um crime. A resposta clara é: não é possível pagar para aumentar o Score.

Se alguém disser que consegue fazer, que é funcionário de um serviço de proteção ao crédito, não acredite.

A Receita Federal identificou uma nova ação criminosa que usa o nome do Serasa. Alguns consumidores foram abordados por essa modalidade dos golpistas.

Ela acontece através de uma falsa carta indicando que o contribuinte estaria com uma pendência no CPF e que, para regularizar a situação, precisaria quitar o chamado “Imposto Verificador de Score Concretizado”, tributo inexistente. Esteja atento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.