Score baixo: como resolver essa situação? Conheça algumas dicas

Ter um nome limpo, não quer dizer que o cidadão não terá problemas com pontuação baixa de crédito

Score baixo certamente é a preocupação de parte cidadãos brasileiros, pois tem extrema importância na hora de decidir aqueles que são ou não bons pagadores. Assim, isso é o que diz se um indivíduo é ou não alguém confiável para ter crédito no mercado. Então, para auxiliar em tal situação, organizamos na matéria desta segunda (02) algumas dicas certeiras que poderão contribuir para o aumento da pontuação.

O que é pontuação de crédito? Como aumentar o score baixo?

Ter score baixo limita os pedidos para empréstimos, financiamentos, bem como outros tipos de produtos financeiros, o que deixa também a imagem negativa em todo o mercado. As pontuações de crédito, em geral, são consultadas por organizações financeiras ao passo em que estas fazem análises dos riscos em operações de créditos.

Logo, é normal que os cidadãos brasileiros tenham interesse em elevar o score a fim de melhorar a reputação e conquistar alguns benefícios e vantagens. Assim, autoridades no assunto esclarecem que ao solicitar crédito ou financiamentos as instituições sempre fazem uma consulta ao score de crédito.

Se o score estiver baixo isso pode acarretar problemas, como citado anteriormente, pois ele diminui as possibilidades de operações como pessoa jurídica ou física. A título de exemplo, um empreendedor que almeja um crédito de R$ 150 mil, pode não conseguir por conta do score baixo.

Contudo, o score é variável e com os passos que vamos listar, se torna possível alcançar um score mais favorável. Desse modo, destacamos que o ideal é de 700 pontos para cima.

Pagar contas todas em dia

O ideal é estar sempre de olho nos prazos de pagamentos das faturas. Caso haja atraso na quitação o seu score pode ser prejudicado consideravelmente.

As pontuações de crédito, em geral, são consultadas por organizações financeiras
As pontuações de crédito, em geral, são consultadas por organizações financeiras – Foto: Serasa

Ter contas pagas no seu nome

Deve-se usar o CPF constantemente ao realizar os pagamentos. Isso é indispensável, pois o fato de não possuir nenhum ou poucos registros de compras, faz o score ficar estático, jamais evoluindo na pontuação. Desse modo, coloque várias contas no seu CPF.

Atualizar dados

Sempre se lembre de manter seus dados atualizados junto a instituições de proteção ao crédito e órgãos financeiros caso tenha como meta alcançar boas oportunidades de crédito futuramente.

Manter as contas bancárias sempre ativas

Manter movimentações constantes em suas contas bancárias pode beneficiar seu score. Independentemente de serem transações de pagamentos, transferências ou investimentos.

Score baixo por causa da frequência dos pedidos de crédito

Efetuar várias solicitações de crédito ou aumento de limite para o seu cartão de crédito pode fazer com que seja gerado um aviso nos órgãos financeiros, e isso pode ser prejudicial ao seu score.

Finalmente, levando essas dicas em consideração, você pode usá-las em conjunto, e tendo paciência, perceberá seu score de crédito aumentando pouco a pouco.

Abaixo mais algumas dicas para deixar seu score alto:

  • Faça movimentações em seus negócios utilizando o seu CPF;
  • Investir seu dinheiro pode ajudar a aumentar mais a pontuação do score;
  • Não se esqueça de quitar seus débitos em dia.

É indispensável também que você mantenha a ansiedade controlada para não fazer compras que não cabem no seu orçamento. Desse modo, nesses casos é interessante pensar na economia e aguardar para efetuar a compra à vista para não correr o risco de deixar de efetuar os pagamentos em dia e ficar com o score baixo novamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.