Um dos primeiros passos para ter êxito em provas de vestibulares, em concursos ou mesmo no desempenho em seu curso de graduação ou pós-graduação é encontrar a melhor maneira de estudar. Não há uma única forma e, para ter mais eficiência nos estudos, criar uma rotina que combine com o seu perfil de aluno é fundamental.
A qualidade das horas que o estudante dedica por dia ainda tem mais importância do que a quantidade de horas gastas. Por isso, apresentamos algumas dicas de como ter eficiência nos seus estudos. Confira abaixo!
3 dicas para ser um estudante mais eficiente
Crie a sua própria rotina de estudos
Reserve um tempo na sua agenda de atividades para criar a sua própria rotina de estudos. Vale lembrar que criar uma rotina não se restringe a determinar horários apenas. É preciso entender a melhor maneira de dispor as matérias no seu cronograma e estabelecer que tipo de atividade você vai desenvolver (leitura, revisão, fichamento, etc).
É muito importante que o aluno entenda que não há uma forma única que ter sucesso nos estudos. Por isso, avaliar com antecedência a melhor técnica para você é de suma importância.
Valorize o estudo prévio
Ler o texto ou pesquisar o assunto da sua aula um dia antes pode ajudar muito na compreensão do que o professor vai ensinar em sala de aula. Portanto, busque ser um aluno ativo e estude previamente. Caso não tenha um material de apoio, você pode pedir dicas ao seu professor ou mesmo fazer uma pesquisa para ir para aula com uma boa noção sobre o tema.
Uma dica para que o estudo prévio seja eficiência é criar perguntar sobre o tema da aula, principalmente sobre os tópicos que você não conseguiu entender. Na aula, além de ter conhecimento para ser um aluno participativo, será possível perguntar ao professor o que você não entendeu muito bem, caso a explicação dele não contemple as questões criadas no seu estudo prévio.
Faça anotações sempre
Por fim, faça anotações sempre. Cada matéria tem a sua particularidade, então busque a melhor forma de destacar nas suas apostilas e cadernos as informações relevantes sobre o tema. Para a área de exatas funciona bem anotar as fórmulas, enquanto a área de humanas exige destacar algumas citações, por exemplo. Há ainda estudantes que gostam de fazer desenhos para visualizar o assunto. Além disso, na aula, anote tudo o que o seu professor destacar como importante.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.