Dicas de português: A estrutura do parágrafo

Um dos elementos fundamentais na escrita de um bom texto é a sua divisão em parágrafos, de modo que textos dissertativos em monobloco, sem divisão de parágrafos, não costumam ter boa avaliação em exames como a prova de redação do Enem, por exemplo. Além disso, a ausência de marcação de início e de fim do parágrafo torna a leitura muito cansativa.

O parágrafo é uma unidade de sentido que faz parte da composição de um texto escrito. É uma unidade autossuficiente, pois conta com um conjunto de orações acerca de uma ideia ou assunto. Desse modo, o parágrafo é uma unidade de sentido completo que se insere em um todo textual coeso. O parágrafo é marcado no texto pelo espaço na margem à esquerda e pela mudança de linha. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade para estruturar um bom parágrafo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas abaixo. Confira!

Dicas sobre a estrutura do parágrafo

Em primeiro lugar, é preciso saber que um parágrafo deve conter apenas uma ideia-núcleo. Dentro de um assunto há diversos desdobramentos, os principais e os secundários. Desse modo, o parágrafo só deve apresentar um desses tópicos principais e as ideias secundárias a ele relacionadas. Além disso, o ideal para obter um texto coeso, é apresentar a ideia principal logo no primeiro parágrafo do texto, chamado de introdução. Assim, será possível estabelecer uma relação dialógica nos próximos parágrafos.

Outra dica fundamental sobre a estrutura do parágrafo é trazer logo na primeira oração o tópico frasal. Esse elemento nada mais é do que uma pequena sentença que resumirá a ideia de todo o parágrafo. O ideal é que o tópico frasal seja curto e direto. Desse modo, deve ser composto por duas ou três orações no máximo. Além disso, o tópico frasal deve conter também, preferencialmente, a palavra-chave do parágrafo.

O parágrafo deve trazer o desenvolvimento do tópico frasal e uma breve conclusão que o retome. Nesse sentido, é preciso ter em mente a estrutura mais comum de parágrafo. Um bom parágrafo deve iniciar com a ideia núcleo, seguida das ideias secundárias e reafirmada pela conclusão. Por fim, lembre-se que um bom parágrafo não deve ultrapassar o número de 7 linhas, sendo 5 linhas o número ideal.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.