Dicas de organização no trabalho
Veja as nossas dicas para se organizar melhor no trabalho.
Precisando de dicas de organização no trabalho? Então permita-nos lhe ajudar a pensar em estratégias simples que, quando postas em prática de verdade, podem transformar a sua produtividade diária. Quer saber como? Então continue acompanhando este conteúdo!
Dicas de organização no trabalho
As dicas de organização no trabalho não apresentam nenhum segredo e nenhuma técnica mirabolante para ter bons resultados. Na verdade, para conseguir se organizar é preciso, apenas, tomar uma decisão: a de manter as dicas abaixo na sua rotina, de forma recorrente, e sempre visando melhorias.
Isto é, não existe um passo a passo “mágico” que mudará a sua vida, mas sim, atitudes e ações que, quando somadas e bem aplicadas, podem sim trazer muita satisfação.
Quer saber quais são? Então veja as dicas abaixo:
1- Comece com antecedência e com calma
Começar a trabalhar com antecedência e mais cedo faz toda a diferença. Afinal, pare e pense sobre quantas vezes você se sentiu muito pressionado pelo relógio: será que se tivesse começado o trabalho antes, não teria sido melhor? Pois é!
Por isso é fundamental fazer um plano de ação que se paute em um tempo hábil para você conseguir fazer as suas tarefas com calma. Sem sobrecarga, sem correr contra o tempo e sem querer tudo pra ontem.
2- Siga sempre uma lista de prioridades – não atue de maneira aleatória
Jamais trabalhe de maneira aleatória e sem saber o que é mais ou menos importante. Se atuar dessa forma, não haverá dicas de organização no trabalho que sejam capazes de mudar os seus resultados.
Portanto, antes de simplesmente “começar mais cedo” (seguindo a dica anterior, no caso), estabeleça uma lista de prioridades para seguir.
3- Pense como construir bons métodos
Construa bons métodos para o seu trabalho diário. Isto é, encontre maneiras de “replicar” um trabalho de forma mais automatizada, evitando que você tenha que pensar em uma estratégia nova todas as vezes em que precisa tomar uma ação.
Em outras palavras, crie mecanismos que lhe ajudem a otimizar o seu trabalho de maneira efetiva, como por exemplo: usando templates; planilhas prontas; etc.
4- Corte as distrações e os inimigos da otimização do tempo
Sabe aquelas tarefas que você percebe que estão roubando a sua organização no trabalho e consequentemente o seu tempo? Pois bem, corte-as o quanto antes!
Alguns exemplos desse tipo de distração e tarefa são:
- Reuniões desnecessárias e que seriam resolvidas por um e-mail;
- Momentos de distração excessivos, usando redes sociais, por exemplo;
- Falta de critérios para executar tarefas;
- Conversas paralelas constantes;
- Entre outras.
5- Esteja sempre reavaliando a sua rotina
Por fim, saiba que não adianta implantar as dicas de organização no trabalho e simplesmente nunca mais avaliar a sua rotina. É necessário manter um acompanhamento constante, sempre viabilizando novas maneiras de lidar com as atividades e ações, focando em otimizar o tempo e os resultados.
Sendo assim, pratique sempre a autoavaliação e o autoconhecimento, pois essas duas atitudes sempre irão lhe impulsionar rumo a um dia a dia muito mais produtivo.