Dicas de oratória para entrevistas de emprego

A oratória consiste na capacidade e na habilidade de falar em público. Desse modo, na oratória estão inclusas regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador. 

Nesse sentido, a oratória é resultado dos recursos verbais, não-verbais e vocais usados no momento da fala. Então, ter uma boa oratória é de extrema importância para dar destaque ao seu perfil profissional durante uma entrevista de emprego. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas de oratória para você mandar bem na sua entrevista!

1. Tenha uma escuta ativa

Em primeiro lugar, tenha uma escuta ativa. Ou seja, dedique total atenção ao interlocutor. Primeiro ouça com atenção o que está sendo dito ou perguntado e, apenas após isso, formule a sua resposta. Isso é importante para demonstrar que você está completamente dedicado ao momento.

2. Coloque-se no lugar do interlocutor 

Além de ouvir bem o seu interlocutor, é preciso colocar-se no lugar dele quando formular a sua fala. É importante falar tudo o que considera importante, no entanto, é ainda mais importante que o seu ouvinte compreenda o que você está dizendo. Então, ao responder a uma pergunta, por exemplo, escolha as palavras e o melhor modo de fazê-lo priorizando a compreensão do recrutador.

3. Use a paráfrase 

Uma boa dica de oratória é a de usar as frases do seu recrutador a seu favor. Para isso, você pode parafraseá-lo nas suas respostas. Isso pode ser feito tanto para mostrar que entendeu o que foi dito pelo outro, quanto para reforçar que você concorda ou para “preparar o terreno” para indicar uma ponto de vista distinto.

4. Provoque a atenção do interlocutor

Lembre-se de chamar a atenção do seu interlocutor logo na primeira abertura que tiver na entrevista. Para isso, exponha suas ideias de maneira clara e objetiva. Busque deixar claro o seu objetivo ou o fato que ilustra sua fala. Além disso, use frases mais curtas, palavras simples e empregue a voz ativa.

5. Fale sobre suas melhores características

Por fim, fale de suas melhores características quando houver uma boa oportunidade na entrevista para isso. Nesse momento é importante ser sincero para que isso fique visível na sua fala e nos seus trejeitos. Trabalhe com o que você realmente é, mas sempre pensando em quais qualidades suas são boas para a vaga que estão oferecendo. Além disso, ao falar de suas qualidades, seja modesto e evite que sua fala pareça arrogante.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line e gratuitos.
Leia ainda MEC quer ampliar o alcance de cursos EaD em federais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.