Dicas de filmes sobre Alzheimer 

O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro através da morte de neurônios. Essas áreas acabam comprometendo a memória, capacidade de linguagem e o comportamento. 

A saber, milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com Alzheimer. Além disso, a maioria delas tem o diagnóstico a partir dos 60 anos de idade. 

Podemos destacar como os principais sintomas do Alzheimer:

  • Perda progressiva da memória, em geral as pessoas com Alzheimer tem facilidade em lembrar fatos antigos e esquecer situações do cotidiano
  • Perda progressiva da capacidade cognitiva 
  • Redução da capacidade da relação social 

O Alzheimer tornou-se um tema atual e cercado por pesquisas que buscam diagnosticar cada vez mais cedo a doença. 

Desse modo, selecionamos dicas de filmes que abordam a vida de pessoas acometidas pelo Alzheimer que podem ser importantes na preparação para o Enem e demais vestibulares do país, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

3 dicas de filmes sobre Alzheimer

Selecionamos três filmes que abordam a vida de pessoa com Alzheimer, veja!

Longe dela (2006)

O filme conta a história do casal Grant e Fiona que vivem uma vida feliz até o momento que Fiona é diagnosticada com Alzheimer e procura uma clínica geriátrica. 

A saber, uma das regras da clínica é a paciente não receber a visita da família no primeiro mês de internação. 

Após esse período, o marido vai visitá-la, porém ela não o reconhece. Além disso, Fiona acaba se apaixonando por outro homem e Grant tem que aprender a ser apenas seu amigo. 

Para sempre Alice (2015)

O filme apresenta um roteiro voltado para doença de Alzheimer, através da história da professora da Universidade de Harvard, Alice Howland, especialista em linguística. 

Alice vivia uma vida feliz e realizada profissionalmente por toda sua jornada acadêmica e pessoal. No entanto, ao descobrir o diagnóstico precoce de Alzheimer ele tem que refazer todo o seu estilo de vida. 

Viver duas vezes (2015)

O filme conta a história do professor de matemática, Emílio, diagnosticado com Alzheimer. O professor então decide ir em busca de um antigo amor, antes que ele perca completamente sua memória. 

Além disso, o longa aborda de forma sensível a doença e mostra o envolvimento e os dramas enfrentados por Emílio e seus familiares diante do avanço da doença. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre Alzheimer?

Não deixe de ler também – Autismo: Dicas de filmes que abordam o transtorno.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.