Dicas de filmes para entender os bombardeios em Hiroshima e Nagasaki

O território japonês sofreu com intensos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Os dois maiores foram o de Hiroshima e Nagasaki em 1945, deixando milhares de mortos e um enorme rastro de destruição. 

O poder de destruição da bomba atômica assustou o mundo. No entanto, ao longo das décadas seguintes vários países se armaram nuclearmente. 

É importante destacar que o ataque em Hiroshima e Nagasaki foi peça chave na rendição dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. 

O ataque é muito abordado em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe o artigo e fique por dentro de dicas de filmes sobre o assunto. 

Hiroshima: O dia seguinte

O documentário mostra o que aconteceu um dia após a explosão na cidade de Hiroshima. Além disso, retrata vários pontos de vista sobre a explosão e o testemunho daqueles que a bomba devastou a vida. 

A obra conta com relato emocionante dos sobreviventes e o relatório da equipe científica e militar que foi até Hiroshima entender de fato o potencial de destruição em massa da bomba atômica.

Rapsódia em agosto 

A obra retrata a história de uma mulher idosa que mora na cidade de Nagasaki no Japão e cuida de seus quatro netos durante as férias. 

Ao longo da estadia eles acabam aprendendo como o ataque acabou devastando a cidade em 1945 e como o avô deles acabou morto pelo bombardeio. 

O filme mostra como três gerações foram afetadas pela terrível explosão que matou milhares de civis japoneses. 

Luz Branca/Chuva Negra: A destruição de Hiroshima e Nagasaki

O filme mostra memórias dos sobreviventes do bombardeio a Hiroshima e Nagasaki, através de vídeos da época que explicam a situação japonesa. 

Os sobreviventes são chamados de “hibakusha” e alguns deles contam relatos surpreendentes e emocionantes, após conseguirem sobreviver a uma bomba atômica.

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Enem e vestibulares: 3 filmes que abordam o desastre em Chernobyl

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.