Dicas de filmes para aumentar o repertório sobre Educação

As obras cinematográficas são um excelente recurso para aumentar o repertório sociocultural. Esse repertório diz respeito aos conhecimentos de diversas áreas que vão sendo construídas à medida em que estudamos, inclusive sobre a área da Educação.

Essa ampla bagagem de referências costuma ser um diferencial, principalmente para quem pretende fazer as provas de vestibular. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas de filmes para você inserir na sua rotina de estudos e ter mais referência sobre a área da Educação.

Escritores da Liberdade ( 2007)

Primeiramente apresentamos uma narrativa baseada em fatos reais. Esse filme retrata a história de uma professora jovem e idealista que ensina por meio de métodos diferenciados. Ela começa sua carreira em uma escola de um bairro pobre conhecida pelo alto índice de violência.

A partir disso, com muito respeito e tolerância ela usa o espaço da sala de aula para incentivar os seus jovens alunos a se tornarem mais confiantes e a desenvolver muitas habilidades.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

O filme conta a história de um ex-aluno que volta ao internato no qual estudou para dar aula de inglês. Por meio da poesia e de profundas reflexões existenciais, ele ensina seus alunos a aprenderem conteúdos escolares e também a questionar o sistema ao qual estão submetidos. 

Contágio (2011)

A trama mostra as etapas que envolvem a disseminação de uma pandemia global. Desse modo, a história começa quando um vírus animal sai da China e se espalha pelo mundo, matando milhões de pessoas. Enquanto isso, cientistas se valem de seus conhecimentos em uma busca para sair da crise.

Adeus Lênin (2003)

Por fim, apresentamos a obra Adeus Lênin que traz um enredo baseado na Guerra Fria. O filme mostra o cenário social que permeou a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e mostra as mudanças que a Alemanha enfrentou com o fim do Comunismo e a inserção do Capitalismo.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.