Dicas de exercícios para melhorar a escrita

Expressar bem as ideias por meio da escrita é crucial em diversos contextos, principalmente para vestibulandos e concurseiros. Diversas provas de concursos e vestibulares, ou mesmo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), exigem a escrita de um texto. Assim, muitos aspectos são avaliados, alguns deles são a acentuação, a pontuação e as regras ortográficas e gramaticais. Além disso, a coesão e a coerência também são fundamentais.

Nesse sentido, é preciso que o estudante tenha habilidade na escrita de textos para garantir um bom resultado. Contudo, uma boa escrita não se aprende de um dia para o outro com a leitura de uma ou duas apostilas. Para escrever bem o estudante deve tornar essa atividade um hábito. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas abaixo de exercícios para melhorar a escrita. Confira!

5 exercícios para melhorar a escrita

Em primeiro lugar, o exercício de base para uma boa escrita é a leitura. Por meio da leitura de diversos textos, de diferentes tipos e gêneros textuais, você poderá descobrir diversos caminhos de escrita, além de assimilar melhor regras de pontuação, por exemplo. Desse modo, faça da leitura um hábito diário. Ademais, a prática é o segundo pilar para melhorar a escrita.

Para isso, você pode tentar cinco exercícios diferentes no seu dia a dia: resumir textos, fazer transcrições, resenhar filmes e livros, escrever um diário e descrever cenas e objetos. Resumir textos e colocar em suas próprias palavras o que você entendeu a partir da leitura e resenhar obras como livros e filmes são ótimas formas de criar um texto novo e treinar aspectos como coesão e coerência. Já ouvir algo e transcrever, ou seja, colocar no papel o que você ouviu pode te ajudar a melhorar a colocação de sinais de pontuação e a ortografia das palavras.

Além disso, uma maneira de tonar a escrita um hábito de forma mais descontraída é criar um caderno tipo um diário, no qual descreverá cenas do dia a dia, ou mesmo objetos e paisagens. Mas não se prenda somente a textos em primeira pessoa, vá além sempre que puder e tiver um tempinho a mais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.