Dicas de estudo: confira alguns métodos muito eficientes

Na hora de estudar para o vestibular, alguns preferem aplicar os métodos simples e que já conhecem. No entanto, em certos casos, essa técnica pode não ser suficiente para absorver o conteúdo de modo integral.

Por isso, é importante ter outros métodos mais efetivos que podem garantir e otimizar o seu aprendizado. Confira abaixo alguns deles.

Métodos para tornar seu estudo mais proveitoso

Em primeiro lugar, identifique a estrutura da prova e o tipo de questões que costumam aparecer. Não adianta saber a resposta das questões se não tiver tempo para resolvê-las. Portanto, estude as provas de edições anteriores do exame e pratique os exercícios. Isso vai te ajudar a ter uma noção do que pode aparece na prova e do tempo que precisa responder os enunciados.

Outro método é distribuir as matérias com maior equilíbrio. Deixar para estudar todas as disciplinas na véspera da prova não funciona na prática, pois acumular conteúdo te deixará mais cansado e ansioso. Isso prejudica a concentração e pode te fazer esquecer informações importantes.

Por isso, elabore um cronograma e distribua suas disciplinas ao longo do tempo que resta até o dia da prova. Mapas mentais bem construídos costumam ser mais produtivos do que resumos. Os mapas funcionam principalmente para os estudantes que aprendem melhor diante de estímulos visuais.

Elaborar perguntas é também uma técnica bastante eficiente. Fazer isso vai te ajudar a prever o que pode ser cobrado no charme e construir um pensamento lógico a respeito do conteúdo. Entender quem estava envolvido, e o porquê e como aconteceu determinado evento possibilita a memorização de datas e nomes.

Outra dica é aplicar métodos de estudo já conhecidos e cuja eficácia tem comprovação científica. Nesse sentido, uma opção é o método Robinson. Ele foi criado pelo psicólogo americano Francis Robinson, no ano de 1946. O objetivo é subdividir o processo de aprendizado em 5 passos fundamentais: explorar, perguntar, ler, rememorar, e repassar.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.