Dicas de estudo: Como estudar inglês para concursos

Aprender uma língua estrangeira é quase que obrigatório para qualquer estudante brasileiro. As pessoas que estão se preparando para vestibulares e concursos, por exemplo, não têm a opção de não estudar pelo menos um idioma, como o inglês ou o espanhol. 

Dominar o inglês não é importante apenas para ver séries e vídeos produzidos em língua inglesa ou para se comunicar durante as férias ao exterior. Além de ser um idioma muito exigido pelas grandes empresas brasileiras, o inglês também está presente em diversos concursos. 

Por isso, o concurseiro deve incluir o inglês como uma das prioridades no seu cronograma de estudos. Veja abaixo algumas dicas que selecionamos para estudar inglês para concursos.

Inglês para concursos: como estudar?

Foque no que os concursos mais cobram

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que estudar inglês para adquirir fluência no inglês e estudar inglês para concursos exigem estratégias distintas. O estudo para falar bem o inglês tem como foco a pronúncia, as gírias da língua, entre outros. Já o inglês para concurso exige que você foque na leitura, compreensão, e interpretação de texto. Esses são os tópicos principais de uma prova de língua estrangeira para concursos. Portanto, trabalhe bem esses três elementos.

Estude bastante o vocabulário

Conhecer o vocabulário do inglês é fundamental para garantir uma boa compreensão do texto. Geralmente as provas apresentam um texto e fazem perguntas sobre ele. Se o concurseiro conhecer um bom número de vocábulos, entenderá com maior facilidade as questões.

É preciso ter muito cuidado com os falsos cognatos pois eles podem te levar a uma interpretação errada. Além disso, busque conhecer os verbos do inglês e os termos técnicos da sua área.

Leia textos em inglês

Por fim, durante a preparação para o seu concurso, leia muitos textos em inglês. Sempre tenha ao seu alcance um dicionário ou um buscador virtual para pesquisar os termos que você não conhece. Além de ampliar o vocabulário, você poderá desenvolver a sua habilidade de interpretação.

Se possível, leia os textos das provas dos anos anteriores do concurso que você vai prestar. Desse modo, você terá uma boa ideia sobre o formato da prova e os tipos de textos mais comuns no exame.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.