Dicas de consumo para economizar energia elétrica

Economize energia elétrica através do consumo correto de aparelhos residenciais. Veja algumas dicas e diminua o valor da sua conta!

Economize energia elétrica 

A Eneel disponibiliza ao consumidor dicas para economizar energia elétrica. Sendo assim, trouxemos alguns pontos apontados pela distribuidora de energia elétrica do Estado de São Paulo para que você diminua seus gastos através do uso consciente da energia elétrica. 

O uso consciente de energia elétrica traz benefícios para todo mundo: além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. Sendo assim, confira alguns pontos relevantes apontados para diminuir o consumo e direcionar seus custos fixos através de um planejamento financeiro.

Utilização do ar condicionado

 Instalar o aparelho em local arejado, com boa circulação de ar. Evitar áreas expostas ao sol e manter os filtros limpos para não forçar o aparelho a trabalhar.

Bem como, procure evitar o frio excessivo, regulando a temperatura em cerca de 23 graus. Lembre-se: quanto mais frio, maior o consumo de energia.

Certamente é importante manter portas e janelas fechadas para evitar que o ar frio escape. No momento da compra, escolha modelos que apresentem bons índices de eficiência energética: aparelhos com o Selo Procel/INMETRO de economia de energia são os ideais.

Não desligue o seu ar condicionado do disjuntor, utilize sempre o botão específico do próprio aparelho.

Geladeira e Refrigerador

A geladeira é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. Por isso, prefira sempre os modelos com o selo Procel A, que são mais econômicos.

Além disso, evite abrir e fechar a porta do aparelho a todo instante. Bem como, não seque roupas atrás da geladeira(modelos novos não permitem, mas os antigos sim). Além de sobrecarregar o aparelho, aumenta o consumo de energia.

Sendo assim, verifique sempre o estado das borrachas de vedação. Sempre deixe um espaço entre a geladeira e a parede, para evitar o superaquecimento do aparelho.

Descongele a geladeira periodicamente. Fazer o degelo é essencial para evitar maior demanda de energia. Não guarde alimentos com temperaturas elevadas na geladeira.

Não forre as prateleiras internas com vidros ou plásticos, pois bloqueia a circulação interna do ar frio.

Chuveiro Elétrico

Na maioria das vezes, é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Por isso, sempre que possível, mantenha-o na função verão. Sendo assim, lembre-se de fechar a torneira para se ensaboar e limpe a saída da água periodicamente. Bem como, procure ligar o chuveiro quando a maioria dos outros aparelhos estiver desligada para não sobrecarregar a rede elétrica.

Nunca mova a chave verão/inverno do seu chuveiro com ele ligado. Pois o choque pode ser fatal. Uma vez que cada chuveiro deve possuir um disjuntor independente, direto da medição. Se você tem dois chuveiros, instale dois disjuntores adequados à potência de cada um. Além disso, nunca reutilize uma resistência queimada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.