A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma etapa necessária e uma oportunidade para que o candidato apresente o seu perfil para a empresa de modo orgânico e objetivo.
Dicas de comportamento e narrativa para se direcionar durante a entrevista de emprego
Por isso, é tão importante minimizar a ansiedade da situação de avaliação, já que o candidato pode direcionar o seu comportamento e a sua narrativa. Entretanto, quando muito nervoso, o candidato pode adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Para evitar que a entrevista de emprego seja uma fonte de ansiedade, o candidato deve se preparar para a situação. Primeiramente, considerando a entrevista como uma conversa e não como um julgamento de sua personalidade.
Conheça seus pontos fortes e seus pontos fracos
Analisar o seu próprio currículo de maneira aprofundada é outro ponto que ajuda o candidato a construir uma narrativa objetiva. Já que é importante destacar suas experiências profissionais, considerando os seus resultados através de situações do simplificadas.
Assim sendo, é importante que leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos positivos e características, falando sobre sua proatividade; senso de urgência; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; otimização de fluxos; controles internos; direcionamento de agendas; facilidade para construir a relação com o cliente; dentre outros aspectos.
Equilibre as informações
Além disso, o equilíbrio das informações ocorre quando o candidato sabe direcionar os seus defeitos. Visto que durante uma entrevista de emprego é comum que ele seja questionado sobre os seus pontos fortes e fracos. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhorias, é viável que apresente uma solução.
Por exemplo, o candidato pode se reconhecer como uma pessoa tímida, ao passo que também é relevante destacar que deseja estudar teatro, considerando a necessidade de melhorar a sua comunicação.
Direcione a sua postura
O seu comportamento deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, adote uma postura participativa e orgânica. Não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma; evite deixar objetos no seu colo; dentre outros pontos que permitam que a avaliação feita pela empresa seja genuína quanto à análise do seu perfil profissional.
Apresente-se ao mercado de forma objetiva
Lembre-se de que um bom profissional pode não ser um excelente candidato. Contudo, a entrevista de emprego é a oportunidade que a empresa tem para elaborar o seu perfil. Sendo assim, é fundamental que direcione o seu comportamento para que não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho atual.