Dicas de como interpretar e estudar poesia

A poesia é uma experiência da linguagem. Isso significa que, quando um poeta escreve sobre um assunto, ele busca fazer isso de um jeito único. Diferente de outros gêneros textuais, a poesia foge do discurso literal. Geralmente, ela reflete bastante da imaginação e dos sentimentos do autor.

Devido ao caráter subjetivo da poesia, alguns estudantes relataram ter dificuldade de interpretar e estudar poesias. Embora não haja uma forma padrão para analisar esse tipo de texto, é possível aplicar algumas técnicas para entendê-los melhor.

Dicas de como interpretar textos poéticos

Quando estiver diante de um poema ou de um trecho, tente identificar que tipo de discurso está apresentado naquela questão. Ou seja, qual é a linha de raciocínio que está sendo exposta pelo autor.

Em provas de vestibular, muitas vezes a questão deseja avaliar o conhecimento do aluno a respeito de movimentos literários e de gêneros textuais. Por isso, o primeiro passo é estar em dia com os temas de literatura. Desse modo, você poderá identificar a qual movimento o autor pertence e assim interpretar o que foi dito.

Outra técnica ótima para interpretar a poesia é a releitura. Dificilmente você conseguirá absorver um poema na primeira leitura, e isso é normal. O poema costuma ser um texto curto e de estrutura simples, em versos. Portanto, você pode ler várias vezes sem dificuldade.

Durante o processo de leitura, tente se apegar ao significado das palavras ao invés de fazer interpretações. Após compreender o conceito literal de cada uma delas, releia tentando extrair outros significados. Observe ainda os elementos do texto, como figuras de linguagem, em especial as metáforas. Isso vai ampliar sua compreensão do poema. 

Por fim, analise os sentimentos que o texto desperta em você. Coloque-se no lugar do autor e pense no que ele poderia estar sentindo quando escreveu o poema, pois esse é um exercício criativo bastante eficaz para entender o texto.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.