Dicas de bem-estar para estudantes durante a pandemia

A pandemia não acabou e as pessoas têm sofrido consequências de ficar muito tempo dentro de casa

A pandemia nos dá indício de que só deve cessar completamente com a chegada de uma vacina. Alguns governos prometem a imunização em dezembro. Outros em janeiro. E há estudiosos que a preveem somente no meio de 2021.

Bom, o fato é que em meio ao distanciamento e o medo da doença, estudantes que precisam ficar em casa para aprender apresentam inúmeros percalços. Muitos deles relativos à saúde mental e física.

De acordo com uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Harvard Medical School e da University of North Carolina School of Medicine, mais de 90% dos entrevistados relataram sentir maior preocupação, frustração, tédio ou ansiedade à medida que a pandemia Covid-19 continua.

Confira dicas para garantir o bem-estar estudando em casa.

Cuide do seu corpo

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação para pessoas adultas se exercitarem é de pelo menos três vezes na semana, dependendo da intensidade. Uma caminhada de 30 minutos por dia seria o suficiente para não ser uma pessoa sedentária e ter mais bem-estar.

Entretanto, atender a essa sugestão ficou mais difícil com o fechamento de academias, clubes, além do receio de se expor nas ruas para se exercitar.

Ainda que alguns estados já estejam reabrindo estabelecimentos desse tipo, há quem precise permanecer em isolamento. Sendo assim, deve-se buscar maneiras de mexer o corpo.

Estudantes remotos podem ter de ficar entre 40 e 50 horas por semana sentados frente a uma tela, o que pode levar a uma série de problemas de saúde. Por exemplo aumento da pressão arterial, alto nível de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal e baixos níveis de colesterol.

Limite o consumo de notícias sobre a pandemia

Para ajudar a diminuir o medo e o estresse relacionados à pandemia que podem contribuir para problemas de saúde mental, considere limitar a quantidade de tempo gasto na leitura de notícias.

Embora seja obviamente importante se manter informado sobre as últimas atualizações de saúde pública e os próximos passos em relação à pandemia, a exposição constante a notícias negativas pode aumentar seu nível de estresse.

Veja algumas maneiras de se manter atualizado sem ficar sobrecarregado ou distraído dos estudos:

  • Limite o consumo de notícias ao que é mais importante e desconecte-se assim que estiver informado.
  • Restrinja o consumo de notícias e mídia social a um determinado período de tempo, digamos 30 minutos ou mais, pela manhã ou à noite. Defina um cronômetro se isso o ajudar a se manter responsável.
  • Instale um bloqueador de site no dispositivo que você usa para estudar para cursos, concursos, faculdade, etc. Existem vários aplicativos gratuitos que permitem que você bloqueie o acesso a sites ou aplicativos potencialmente perturbadores durante um determinado período de tempo.

Ao redirecionar o tempo excedente gasto em sites de notícias e mídia social para estudos e cursos, você garante mais bem-estar e sucesso acadêmico.

Não se isole

O risco de isolamento social, um desafio para muitos estudantes online, mesmo em épocas não-pandêmicas, foi agravado pela pandemia da COVID-19 com menos oportunidades de interações pessoais com familiares e amigos. Se você não compensar essa perda de interação social, a solidão e os transtornos de saúde mental como a depressão podem se instalar.

Por que não aproveitar a ocasião para conhecer melhor seus colegas e professores? Afinal, eles provavelmente também estão enfrentando algum grau de isolamento. Considere organizar um grupo de estudo virtual ou discussão com seus colegas, por exemplo.

Leia também – Estudantes: Saiba como evitar o esgotamento mental

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.