O mercado de investimentos é amplo e possui muitas opções, entretanto, é necessário que o novo investidor se atente aos golpes, bem como, analise a volatilidade da economia e os riscos envolvidos no processo.
Dicas eficientes para entrar no mercado de investimentos
O mercado de investimento se popularizou muito nos últimos tempos; o que atraiu muitos entrantes, contudo, essa popularização também implica riscos, já que é necessário que o investidor se atente aos golpes que ocorrem na internet.
Cuidado com golpes
Primeiramente, é importante que tenha cuidado com abordagens que prometam riqueza rápido e em pouco tempo. Isso porque a base de muitos “esquemas de pirâmides financeiras” é feita através de promessas de retorno rápido, como uma porcentagem exponencialmente elevada e em um prazo curto.
Além disso, essas promessas podem ser direcionadas para produtos financeiros específicos, como investimentos em criptomoedas, por exemplo.
É válido ressaltar que esse tipo de abordagem golpista pode ser oriunda de uma pessoa física ou de uma empresa, portanto, não invista sem pesquisar informações de mercado sobre a instituição financeira.
Acompanhe a economia de forma global por meio de fontes confiáveis
Acompanhar o mercado de forma integral é muito importante para o direcionamento do investidor, por isso, é viável analisar a economia e sua dinâmica de maneira objetiva.
É aconselhável que o investidor acompanhe plataformas oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), por exemplo. Além disso, instituições financeiras conhecidas são fontes de relevantes informações e atualizações.
Plataformas atuais facilitam o processo
Muitas fintechs no mercado financeiro atual oferecem a possibilidade de investir diretamente por suas plataformas, assim como ocorre com os bancos tradicionais.
Nubank
O Nubank, por exemplo, atualizou o seu app e permite que o cliente invista no tesouro direto de forma simples e eficiente.
Além disso, a fintech também oferece a opção de investir diretamente na conta, com rendimento atrelado ao CDI.
Neon
A Neon é uma fintech que permite que o cliente invista e direcione o valor disponibilizado na sua conta para o rendimento acima da poupança.
Além disso, pode ocorrer o “espelhamento” desse valor em crédito no cartão, ou seja, o valor disponível na conta do cliente pode ser o mesmo valor disponível para utilizar o cartão de crédito, sendo uma opção interessante para um processo planejado.
Sendo assim, considere o mercado e sua volatilidade de forma dinâmica e não deixe de realizar um planejamento para direcionar a sua entrada no mercado de investimentos de forma eficiente.