O Dia dos Namorados é uma das principais datas para o comércio varejista brasileiro. Nesta segunda-feira (12), a data será celebrada no país e deverá movimentar um volume financeiro bastante expressivo.
Na verdade, o crescimentos das vendas acontece nas semanas que antecedem a data, mas a movimentação fica ainda mais intensa na data comemorativa. Apesar de não ser um feriado nacional, os brasileiros aguardam ansiosamente pelo Dia dos Namorados, que fica marcado por declarações de amor e presentes entre os casais.
Em resumo, muitas pessoas aproveitam o momento para presentear alguém especial. Contudo, neste ano, os brasileiros terão que gastar bem mais que em 2022. Isso porque a inflação dos produtos e serviços mais buscados na data está 8,7% maior do que no ano passado.
De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), um dos fatores que eleva o valor dos bens e serviços são os impostos. Neste ano, a tributação mais elevada registrada chegou a expressivos 78,99% do valor do item. Em outras palavras, a maior parte absoluta do preço de alguns produtos se referem apenas a impostos.
Veja abaixo os itens que têm as maiores tributações em 2023:
- Perfume importado: 78,99%;
- Perfume nacional: 69,13%;
- Relógios: 56,14%;
- Joias: 50,44%;
- Bijuterias: 43,36%;
- Chocolates: 39,61%;
- Bolsas: 39,95%;
- Flores naturais: 17,71%;
- Livros: 15,52%.
O diretor do IBPT, Carlos Pinto, citou diversos fatores que elevam o imposto de importação, como o frete, a dolarização, o desembaraço aduaneiro e a taxa de comércio exterior. Tudo isso faz o perfume ficar bem mais caro no país, mesmo que o valor dele seja menor no exterior.
Outro destaque são os livros, que têm uma tributação bem menor que a de perfumes. Nesse caso, os fatores que ajudam a elevar o valor dos impostos são a produção na indústria editorial, equipamentos e funcionários. Além disso, os custos com energia elétrica, frete e gasolina também ajudam a elevar os tributos no país.
Vendas no Dia dos Namorados devem superar R$ 6 bilhões
Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que o volume de vendas para o Dia dos Namorados deverá atingir a marca de R$ 2,54 bilhões em 2023. Esse resultado representa uma queda de 2,2% na comparação com a movimentação financeira real observada no ano passado.
De acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o faturamento para o Dia dos Namorados deverá recuar neste ano devido a uma combinação de fatores.
“A elevada proporção de comprometimento e inadimplência das famílias brasileiras evidencia a situação de juros altos e inflação resistente que prejudica o poder de compra“, disse Bentes.
Isso sem contar na alta dos preços de bens e serviços mais buscados na data. Em suma, a cesta de produtos avaliada pela CNC incluiu roupas, acessórios, eletroeletrônicos, maquiagens, joias, perfumes e outros itens, bem como serviços como alimentação fora do domicílio e hospedagem.
Os bens e serviços que tiveram as maiores altas nos preços foram:
- Produto para pele: 18,2%;
- Artigos de maquiagem: 17,5%;
- Sapato masculino: 17,5%;
- Perfume: 16,4%;
- Hospedagem: 14,4%;
- Sapato feminino: 14,4%.
Isso quer dizer que as pessoas que pensam em presentear alguém no Dia dos Namorados terão que pechinchar e buscar descontos para economizarem neste ano.
Descubra como a celebração surgiu no Brasil
O Dia dos Namorados é muito aguardado por milhares de brasileiros todos os anos. Em suma, as pessoas esperam ansiosamente pela data para se declararem para os seus parceiros, presenteando-os e reafirmando o seu amor. A saber, a data é comemorada no dia 12 de junho, mas você sabia que isso ocorre apenas no Brasil?
Isso mesmo, a maioria dos países costuma comemorar o Dia dos Namorados em fevereiro. No Brasil, a situação é diferente, já que a comemoração ocorre em junho, graças ao publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.
Na década de 40, o publicitário desenvolveu uma campanha para manter o comércio brasileiro ativo. A ideia do Dia dos Namorados surgiu para aquecer o mercado entre o Dia das Mães, comemorado em maio, e o Dia dos Pais que ocorre em agosto. Aliás, o Dia dos Namorados é considerada a sexta data mais importante para o comércio varejista do país, segundo a CNC.
Cabe salientar que o dia 12 também foi escolhido devido às comemorações em homenagem a Santo Antônio, que ocorrem no dia 13 de junho. Em suma, o Santo costumava pregar a importância do amor e do casamento em seus discursos religiosos. Por isso que ele ficou conhecido como santo casamenteiro.