Logo após o anúncio oficial, o Detran (Departamento de Trânsito) do Amapá e a Fundação Carlos Chagas (FCC) formalizaram contrato para novo certame. Desse modo, a FCC atuará como banca examinadora, ou seja, elaborando e publicando edital, recolhendo inscrições, avaliando os candidatos, dentre outros atos.
Assim, com o acordo, a publicação do edital oficial do concurso fica cada vez mais próxima, podendo ocorrer a qualquer momento.
A contratação da FCC como banca do concurso já havia sido revelada pelo atual governador do estado, Waldez Góes, através de uma publicação em suas redes sociais. Então, durante a última semana, o governador confirmou que autorizou o processo de contratação da banca.
Veja também: Como saber o concurso público certo para você
Entenda melhor como será o concurso do Detran do Amapá e de outros entes federativos.
Previsão é que edital saia em setembro
Além de divulgar a formalização do processo de contratação da banca examinadora, Waldez também indicou que o edital oficial sairá no decorrer do mês de setembro. Ademais, a FCC ficará responsável pelas inscrições, realização das etapas seletivas e divulgação dos resultados finais do novo concurso do Detran.
“A previsão é que o edital seja publicado em setembro, com cargos para os níveis médio e superior. Este é o primeiro concurso da autarquia”, relatou Waldez Góes.
No entanto, mesmo após a declaração do líder do poder Executivo do Estado, ainda não existe um cronograma para o concurso. Dessa forma, os cidadãos que desejam concorrer às vagas deverão aguardar as próximas publicações.
Detran AP deverá ofertar 127 vagas
Além da divulgação da banca, o novo certame do Detran do Amapá já possui um quantitativo de vagas.
Nesse sentido, espera-se que o edital conte com 127 vagas efetivas, da seguinte maneira:
- Analista jurídico de trânsito, com 08 vagas;
- Analista de contabilidade e controle, com 07 vagas;
- Assistente administrativo de trânsito, com 80 vagas;
- Analista de gestão em trânsito, com 20 vagas;
- Analista de Tecnologia da Informação, com 04 vagas;
- Educador de trânsito, com 08 vagas.
Portanto, a expectativa é de que alguns destes cargos exigem níveis diferentes de escolaridade.
Último concurso ocorreu em 2011
Segundo informações do Detran AP, o último concurso ocorreu no ano de 2011. Durante o evento, então, foram 55 vagas para o cargo de técnico administrativo. Assim, na época, todas as vagas eram para candidatos que possuíam nível médio completo.
O cargo possuía uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Veja também: Concurso TJ AP tem data prevista para edital
Além disso, os candidatos passaram por uma prova objetiva com as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos de Atualidade;
- Noções de Direito;
- Legislação Específica.
Detran DF seleciona servidores para fiscalização
Indo adiante, outro Detran que terá concurso é o do Distrito Federal. Nesse sentido, recentemente, o novo certame do Detran DF deu mais um passo para acontecer.
Há poucos dias ocorreu a seleção de servidores para acompanhar todo o processo de contratação da banca examinadora. Assim, o documento oficial com o anúncio foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, 12 de agosto.
Os servidores terão que realizar todo o acompanhamento e fiscalização do contrato entre o departamento e a banca, sendo eles:
- Renato Barbosa Santos, como executor titular;
- Junio Cesar Ferreira, como executor suplente.
Dessa maneira, é importante lembrar que a banca será o IBFC, ficando responsável por todos os trâmites do concurso do Detran DF 2022.
A formalização do contrato ocorreu desde o fim do mês de julho, o que indica que a divulgação do edital para o novo certame também pode ocorrer a qualquer momento.
Quando o concurso deve ocorrer?
Até o momento ainda não existe uma previsão sobre as possíveis datas de realização do concurso. No entanto, sobre o tema, o atual diretor geral Thiago Nascimento relatou que a previsão é de que o documento seja publicado até o fim deste mês de agosto.
De acordo com Nascimento, o atraso no lançamento do edital tem a ver com esclarecimentos à Secretaria de Economia a Procuradoria Geral do Distrito Federal.
“A Secretaria de Economia saneou alguns questionamentos da PGDF e agora devem liberar o edital. Espero que até o final deste mês”, disse Thiago Nascimento.
O lançamento do edital estava previsto para ocorrer desde o mês de junho. Contudo, um atraso no processo de contratação da banca organizadora fez com que o processo se estendesse.
Detran DF deve ofertar vagas para técnico e analista
Estima-se que o novo edital do próximo concurso do Detran DF disponibilize ao todo cerca de 366 vagas, sendo todas elas efetivas.
Além disso, segundo a organização do certame, as vagas serão para os cargos de técnicos e analistas, da seguinte forma:
- 89 vagas imediatas para o Técnico em Atividades de Trânsito;
- 34 vagas para ingresso imediato para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito.
As vagas restantes serão para a formação de cadastro de reserva, ou seja, com possível preenchimento durante o período de validade do processo seletivo.
É importante frisar que um novo concurso com vagas para os cargos de especialista e agente também tem previsão para ocorrer, já contando com solicitação durante a antiga gestão da entidade. Porém, ainda não existe nenhuma estimativa de quando o edital para o processo seletivo será liberado.
Último processo seletivo foi em 2011
O último concurso Detran DF aconteceu durante o ano de 2011, com oferta de 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito. Na época, então, o edital foi de responsabilidade da Fundação Universa, banca organizadora.
Os candidatos passaram por meio de provas objetivas, discursivas e teste de aptidão física, que possuía caráter eliminatório e classificatório.
Veja também: Concurso Receita Federal 2022 deve ter banca a qualquer momento
Nesse sentido, recomenda-se que os candidatos consultem as provas antigas para se preparar melhor.
Detran de AL solicita concurso com 60 vagas
Por fim, durante a última semana, o Departamento de Trânsito de Alagoas enviou uma solicitação para a realização de seu novo concurso público.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Clayberson Torres, o pedido se encaminhou à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
Inicialmente, a solicitação do departamento visa o preenchimento de 60 vagas. Assim, as oportunidades serão aos cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito.
Ambas as carreiras exigem formação em nível superior, com salários variando entre R$ 3.024,82 a R$ 5.041,37.