Como saber o concurso público certo para você

Conheça mais sobre a sua área de atuação e como escolher a vaga ideal

A princípio, um dos primeiros passos para que o concurseiro consiga uma vaga na administração pública é a escolha do concurso certo, aquele que vai de encontro com os seus objetivos. O fato é que as vagas oferecidas se divergem em vários quesitos, como escolaridade, área de atuação, salário, etc.

Todavia, o ingresso em um cargo público oferece inúmeras vantagens, o salário é bom, há uma grande estabilidade, dependendo do cargo pode-se trabalhar por menos horas, enfim, com tantos benefícios, o concurso público é bastante concorrido. Felizmente, quem se prepara de forma eficiente, tem grandes chances de conseguir a vaga almejada.

Existem pessoas que tem como objetivo mudar de cidade, algumas, aumentar seus rendimentos. Ademais, para conseguir um cargo em uma instituição do governo, é preciso se preparar, se motivar, ter disciplina e organização. Dessa forma, também é importante ter uma meta estabelecida que pode auxiliar a conquistar a vaga dos sonhos.

O problema é que muitos concurseiros acabam por participar de uma série de concursos públicos que não tem nada a ver com seu perfil. Em suma, ele consegue a vaga, entrar na instituição e aos poucos vai percebendo que o cargo não é interessante para ele. Por isso, é preciso se conhecer, saber qual é o cargo certo. Vejamos abaixo um passo a passo para que você escolha o concurso ideal:

1 – Obtenha informações sobre a carreira pública

Saber como é a vida de um funcionário público ajuda na percepção de que o trabalho é de fato o certo para você. Existem diferenças no dia a dia profissional de quem exerce sua profissão em empresas privadas ou públicas. O desenvolvimento da carreira é diferente e é preciso que o dia a dia te deixe motivado. 

2 – Esfera pública do seu interesse

Um funcionário público pode trabalhar para o município, estado ou União. Há uma maior concorrência relativa as vagas da esfera federal, pois estes cargos possuem benefícios mais vantajosos, como salário mais alto, aposentadoria integral, entre outros. Em alguns casos, para trabalhar como servidor é preciso mudar de cidade.

3 – Escolha uma área de atuação

As áreas de atuação que merecem um maior destaque são a administrativa, bancária, policial, fiscal, tribunais e especiais. Algumas delas oferecem diferentes níveis de escolaridade. Conheça o trabalho relacionado a cada área e veja qual se encaixa em seu perfil. Tenha em mente que o dia a dia do servidor público e suas tarefas está relacionado à profissão escolhida.

4 – Estude antes do edital do concurso público 

Ao saber sua área de atuação, fica mais fácil reconhecer os conteúdos que devem ser estudados. Desse modo, você pode começar a se preparar antes de seus concorrentes no concurso público. Pode-se pegar o edital anterior para ter uma noção do que deverá cair na prova. 

5 – Converse com profissionais da área escolhida

Uma boa estratégia que auxilia na escolha do concurso certo é o de perguntar a algum conhecido, funcionário público da sua área de atuação, como é seu trabalho no dia a dia. Procure saber se eles estão satisfeitos com o cargo, como é o ambiente, se a cidade onde ele atua é boa para se viver. Pode-se inclusive, utilizar as redes sociais para conversar com servidores públicos que compartilham as suas experiências.

6 – Leia o edital antes de se inscrever para o cargo   

No edital do concurso, muitas vezes são detalhados as tarefas e trabalhos que o servidor público deverá realizar. Há uma descrição da vaga, com todas as suas especificações. É uma maneira de conhecer mais sobre qual será o seu trabalho, depois de passar na avaliação e assumir o cargo.

7 – Observe as vantagens financeiras do cargo

Este é um aspecto importante a ser considerado. É preciso ter em mente se o salário e os benefícios do cargo são compatíveis com seu estilo de vida. Não adianta ter estabilidade se você não consegue pagar as contas no final do mês. Aliás, planejar a sua vida financeira antes de escolher o concurso é o mais indicado.

8 – Tenha foco e estude de acordo com a área escolhida

Não adianta se inscrever em diversos concursos públicos ao mesmo tempo. Em conclusão, ao escolher uma área de atuação, é possível se preparar melhor, estudando o conteúdo que deve cair no edital. Logo, estudar apenas as matérias importantes que deverão cair no concurso específico, facilita a compreensão, aumenta a produtividade, e te prepara melhor para a prova. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.