Detran de diferentes estados terão concurso

Confira os preparativos para os certames do Detran do Amapá, Distrito Federal e Alagoas.

Logo após o anúncio oficial, o Detran (Departamento de Trânsito) do Amapá e a Fundação Carlos Chagas (FCC) formalizaram contrato para novo certame. Desse modo, a FCC atuará como banca examinadora, ou seja, elaborando e publicando edital, recolhendo inscrições, avaliando os candidatos, dentre outros atos.

Assim, com o acordo, a publicação do edital oficial do concurso fica cada vez mais próxima, podendo ocorrer a qualquer momento. 

A contratação da FCC como banca do concurso já havia sido revelada pelo atual governador do estado, Waldez Góes, através de uma publicação em suas redes sociais. Então, durante a última semana, o governador confirmou que autorizou o processo de contratação da banca.

Veja também: Como saber o concurso público certo para você

Entenda melhor como será o concurso do Detran do Amapá e de outros entes federativos.

Previsão é que edital saia em setembro

Além de divulgar a formalização do processo de contratação da banca examinadora, Waldez também indicou que o edital oficial sairá no decorrer do mês de setembro. Ademais, a FCC ficará responsável pelas inscrições, realização das etapas seletivas e divulgação dos resultados finais do novo concurso do Detran.

“A previsão é que o edital seja publicado em setembro, com cargos para os níveis médio e superior. Este é o primeiro concurso da autarquia”, relatou Waldez Góes. 

No entanto, mesmo após a declaração do líder do poder Executivo do Estado, ainda não existe um cronograma para o concurso. Dessa forma, os cidadãos que desejam concorrer às vagas deverão aguardar as próximas publicações.

Detran AP deverá ofertar 127 vagas

Além da divulgação da banca, o novo certame do Detran do Amapá já possui um quantitativo de vagas.

Nesse sentido, espera-se que o edital conte com 127 vagas efetivas, da seguinte maneira: 

  • Analista jurídico de trânsito, com 08 vagas; 
  • Analista de contabilidade e controle, com 07 vagas; 
  • Assistente administrativo de trânsito, com 80 vagas;
  • Analista de gestão em trânsito, com 20 vagas; 
  • Analista de Tecnologia da Informação, com 04 vagas; 
  • Educador de trânsito, com 08 vagas.

Portanto, a expectativa é de que alguns destes cargos exigem níveis diferentes de escolaridade.

Último concurso ocorreu em 2011

Segundo informações do Detran AP, o último concurso ocorreu no ano de 2011. Durante o evento, então, foram 55 vagas para o cargo de técnico administrativo. Assim, na época, todas as vagas eram para candidatos que possuíam nível médio completo.

O cargo possuía uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Veja também: Concurso TJ AP tem data prevista para edital

Além disso, os candidatos passaram por uma prova objetiva com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa; 
  • Noções de Informática; 
  • Conhecimentos de Atualidade; 
  • Noções de Direito; 
  • Legislação Específica.

Detran DF seleciona servidores para fiscalização

Indo adiante, outro Detran que terá concurso é o do Distrito Federal. Nesse sentido, recentemente, o novo certame do Detran DF deu mais um passo para acontecer.

Há poucos dias ocorreu a seleção de servidores para acompanhar todo o processo de contratação da banca examinadora. Assim, o documento oficial com o anúncio foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, 12 de agosto.

Os servidores terão que realizar todo o acompanhamento e fiscalização do contrato entre o departamento e a banca, sendo eles:

  • Renato Barbosa Santos, como executor titular; 
  • Junio Cesar Ferreira, como executor suplente.

Dessa maneira, é importante lembrar que a banca será o IBFC, ficando responsável por todos os trâmites do concurso do Detran DF 2022.

A formalização do contrato ocorreu desde o fim do mês de julho, o que indica que a divulgação do edital para o novo certame também pode ocorrer a qualquer momento.

Quando o concurso deve ocorrer?

Até o momento ainda não existe uma previsão sobre as possíveis datas de realização do concurso. No entanto, sobre o tema, o atual diretor geral Thiago Nascimento relatou que a previsão é de que o documento seja publicado até o fim deste mês de agosto.

De acordo com Nascimento, o atraso no lançamento do edital tem a ver com esclarecimentos à Secretaria de Economia a Procuradoria Geral do Distrito Federal.

“A Secretaria de Economia saneou alguns questionamentos da PGDF e agora devem liberar o edital. Espero que até o final deste mês”, disse Thiago Nascimento.

O lançamento do edital estava previsto para ocorrer desde o mês de junho. Contudo, um atraso no processo de contratação da banca organizadora fez com que o processo se estendesse.

Detran DF deve ofertar vagas para técnico e analista

Estima-se que o novo edital do próximo concurso do Detran DF disponibilize ao todo cerca de 366 vagas, sendo todas elas efetivas.

Além disso, segundo a organização do certame, as vagas serão para os cargos de técnicos e analistas, da seguinte forma:

  • 89 vagas imediatas para o Técnico em Atividades de Trânsito; 
  • 34 vagas para ingresso imediato para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito.

As vagas restantes serão para a formação de cadastro de reserva, ou seja, com possível preenchimento durante o período de validade do processo seletivo.

É importante frisar que um novo concurso com vagas para os cargos de especialista e agente também tem previsão para ocorrer, já contando com solicitação durante a antiga gestão da entidade. Porém, ainda não existe nenhuma estimativa de quando o edital para o processo seletivo será liberado.

Último processo seletivo foi em 2011

O último concurso Detran DF aconteceu durante o ano de 2011, com oferta de 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito. Na época, então, o edital foi de responsabilidade da Fundação Universa, banca organizadora.

Os candidatos passaram por meio de provas objetivas, discursivas e teste de aptidão física, que possuía caráter eliminatório e classificatório.

Veja também: Concurso Receita Federal 2022 deve ter banca a qualquer momento

Nesse sentido, recomenda-se que os candidatos consultem as provas antigas para se preparar melhor.

Detran de AL solicita concurso com 60 vagas

Por fim, durante a última semana, o Departamento de Trânsito de Alagoas enviou uma solicitação para a realização de seu novo concurso público.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Clayberson Torres, o pedido se encaminhou à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Inicialmente, a solicitação do departamento visa o preenchimento de 60 vagas. Assim, as oportunidades serão aos cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito.

Ambas as carreiras exigem formação em nível superior, com salários variando entre R$ 3.024,82 a R$ 5.041,37.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.