O currículo do candidato é um documento que direciona a entrevista de emprego, juntamente com o posicionamento do candidato.
Destaque o seu perfil profissional durante a entrevista de emprego
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer os seus pontos fortes de maneira resolutiva, por isso, a entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento para o candidato.
Direcione a sua experiência profissional
Fale sobre os seus pontos fortes de maneira simplificada, destacando o alcance de metas; facilidade para lidar com metas; implementação de sistemas; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; otimização de fluxos; capacidade para construir o relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; gestão de faturamento; dentre outros pontos importantes para destacar o seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
O direcionamento dos seus pontos fracos também é relevante. Sendo assim, apresente uma solução para cada situação negativa. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro, objetivando expandir a sua capacidade de comunicação.
Adote uma postura participativa durante a entrevista de emprego
A postura do candidato deve ser participativa e orgânica. Dessa forma, é viável que não mantenha os braços cruzados; controle o seu tom de voz; evite gestos em excesso; chegue ao local marcado para a entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência; seja assertivo na elaboração de suas respostas.
Conheça a cultura da empresa
É importante que o candidato conheça o site da organização, analisando a sua missão, a visão e os valores, já que poderá direcionar a sua postura de acordo com a cultura da empresa. Dessa forma, poderá analisar se a empresa possui uma cultura aberta ou tradicional, sendo esse um ponto relevante para direcionar o seu comportamento.
Assim sendo, analise qual é a melhor maneira para se comportar e se vestir. Além disso, esse ponto de análise destaca para o candidato a compatibilidade dos perfis, uma vez que essa análise sobre os valores envolvidos deve ser feita por todos.
Faça perguntas relevantes
Não menos importante, é viável que o candidato utilize o espaço cedido para que perguntas sejam realizadas no final do processo seletivo. Visto que poderá destacar seu perfil profissional e questionar pontos sobre as atividades exercidas, a possibilidade de crescimento, os benefícios da empresa, a flexibilização de horários, dentre outros aspectos que facilitem a análise sobre a compatibilidade dos perfis envolvidos. Dessa forma, poderá direcionar os seus objetivos dentro do mercado de trabalho atual.