Conseguir desenvolver a equipe é fundamental para garantir a produtividade e o crescimento constante dos colaboradores e da empresa. Porém, nem sempre é fácil encontrar as melhores estratégias para atingir esse objetivo.
Por conta dessa dificuldade, elaboramos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar a dar o pontapé inicial nesse projeto. Acompanhe para saber mais!
Como desenvolver a equipe?
Existem diversas estratégias diferentes que podem lhe ajudar a desenvolver a equipe. Algumas podem ser aplicadas de um modo individual (como no caso do feedback), e outras em conjunto (ao apontar as metas, por exemplo). Cumprir essas sugestões pode ser o que faltava para o seu time de colaboradores crescer ainda mais.
Preparado? Então vamos lá!
1. Conheça cada membro da sua equipe
Você precisa ter em mente que não existe fórmula mágica para desenvolver a equipe. É fundamental que você conheça cada membro, aproximando-se deles e entendendo os pontos fortes e fracos de cada um.
Por meio desse conhecimento do outro é que se torna viável traçar caminhos, metas e estratégias que tornem possível o crescimento mútuo.
Afinal, como você poderá desenvolver alguém se você sequer sabe o que a pessoa precisa desenvolver? Pois é! Por isso, aproxime-se do seu time.
2. Busque delegar tarefas de acordo com a habilidade de cada um
Depois de conhecer cada membro, crie um cronograma de tarefas que esteja de acordo com a habilidade de cada um. Dessa forma, todo o time funcionará em harmonia, e no fim do dia todo mundo se sentirá produtivo, o que afetará diretamente a motivação conjunta.
3. Esteja atento à necessidade de feedback
Fique atento à necessidade de dar bons feedbacks. Isso significa que além de seguir um cronograma de sessões de feedback, considere dar alguns mais pontuais quando houver necessidade. São estes que permitem que o time sempre realinhe pequenos fatores e volte a funcionar de forma harmônica.
4. Invista em treinamento e desenvolvimento que faça sentido
Esta etapa só deve entrar em cena quando você já conhece cada membro do time e já deu feedbacks construtivos, mas ainda ainda assim percebe que algumas habilidades merecem ser mais desenvolvidas no grupo.
Logo, apenas após as etapas anteriores é que você poderá mensurar quais são os tipos de medidas que podem ser implementadas na rotina dos seus colaboradores. Faça o teste de descobrir quais treinamentos podem ajudar a impulsionar o time como um todo e invista nisso.
5. Trace metas com a equipe e acompanhe-as
Em reuniões de time, converse com os seus colaboradores sobre as metas que a equipe deve alcançar. Inclusive, converse com eles para encontrar bons objetivos que podem ser trabalhados em conjunto.
Dessa forma, todos estarão alinhados de acordo com o projeto que deve ser executado, e ninguém se sentirá perdido nessa história. Afinal, não ter metas claras pode causar a desmotivação no trabalho, não é mesmo?
Então fique atento a isso e crie boas metas com o seu time! Permita que cada um opine e participe, para assim atingir resultados e patamares cada vez mais promissores. Boa sorte!