Desenrola: veja perguntas e respostas sobre novo programa do Governo

Desenrola: todas minhas DÍVIDAS serão perdoadas pelo Governo? Veja perguntas e respostas!

Medida Provisória (MP) do programa Desenrola foi assinada nesta segunda-feira (5). Veja detalhes sobre o novo projeto

Está oficialmente assinada a Medida Provisória (MP) do programa Desenrola do Governo Federal. Trata-se do projeto que prevê uma ajuda no processo de negociação das dívidas dos inadimplentes no Brasil. O anúncio da assinatura foi feito pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) no final da tarde desta segunda-feira (5).

Mesmo depois do anúncio da assinatura, o fato é que muitas perguntas ainda estão rondando entre os inadimplentes brasileiros. Afinal de contas, quem poderá participar? Quando começa? Até quanto posso abater a minha dívida dentro do Desenrola? Abaixo, você pode ver as respostas para estas e outras perguntas que estão na cabeça de vários cidadão brasileiros agora.

Perguntas sobre o Desenrola

  • Como o programa vai funcionar?

De acordo com o Ministro da Fazenda, o programa vai ligar os credores aos devedores. Mas haverá uma espécie de seleção. O credor que deseja entrar no Desenrola vai ter que perdoar todas as dívidas de até R$ 100.

Logo depois, ele participará de uma espécie de leilão. Aqueles que estão dispostos a oferecer os descontos mais altos, serão escolhidos para entrar no sistema de garantia de recebimento, isto é, se o cidadão não cumprir o acordo, o Governo paga o que foi acordado.

“O credor que estiver interessado em ter o direito (de recebimento) garantido, vai dar um desconto maior. E o Tesouro garante a adimplência desse refinanciamento”, explicou Haddad.

  • Quando vai começar?

Também de acordo com o Ministro, mesmo que a MP tenha sido assinada nesta semana, o fato é que o Desenrola só terá início em julho. Na ocasião, os credores poderão se cadastrar na plataforma oficial do projeto e indicar qual é o nível de descontos que eles estão dispostos a oferecer.

  • Quem poderá participar?

Segundo Haddad, o Desenrola vai atender as pessoas que ganham até dois salários mínimos. Além disso, também será necessário que o cidadão tenha uma dívida registrada até 31 de dezembro do ano passado. Quem se tornou inadimplente apenas em 2023, não poderá participar.

Além das regras citadas acima, é importante frisar que a empresa com a qual você tem débito precisa aceitar participar do Desenrola. Caso ela não queira entrar no sistema do Desenrola, o cidadão não poderá negociar a sua dívida por este sistema.

“O programa depende da adesão dos credores, uma vez que a dívida é privada, mas entendemos que muitos vão querer participar do programa, dando bons descontos, justamente em virtude da liquidez que vão ter porque vai ter garantia do Tesouro”, afirmou Haddad, na segunda-feira, ao anunciar a iniciativa.

  • Qual o tamanho da dívida aceita?

A ideia é que o Desenrola ofereça descontos para dívidas de até R$ 5 mil.

Promessa de campanha

O lançamento do programa Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado. Este é o remédio que está sendo dado pelo atual Governo Federal para tentar curar o problema da alta inadimplência no país.

A avaliação do Palácio do Planalto é de que quanto maior é o endividamento, menor é a chance de o endividado seguir fazendo compras, o que poderia prejudicar o varejo e os serviços, o que consequentemente prejudicaria a retomada da economia no país.

Contudo, o fato é que o Desenrola está demorando mais do que o esperado para sair do papel. Segundo informações de bastidores, o Ministério ainda está aguardando a conclusão da produção de um sistema tecnológico que vai fazer com que o projeto funcione.

Em tom de brincadeira, o presidente Lula já cobrou mais rapidez para o lançamento do programa.

“Nós precisamos lançar esse programa para ver se a gente termina com a dívida que envolve quase 60 milhões de pessoas que estão se endividando no cartão de crédito para comprar o que comer. Não tem sentido. vamos desenrolar, pelo amor de Deus. Vamos desenrolar aí”, brincou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?