Desenrola FIES: saiba como funciona e como participar

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. No entanto, muitos beneficiários do Fies acabam enfrentando dificuldades para quitar suas dívidas.

Pensando nisso, o governo lançou o programa “Desenrola Fies”, que oferece condições especiais de renegociação para aqueles que estão inadimplentes. Neste artigo, vamos explorar em detalhes como funciona o programa Desenrola Fies e como os estudantes podem participar.

O que é o programa Desenrola Fies?

O Desenrola Fies é uma iniciativa do governo federal, executada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Seu objetivo é ajudar os estudantes que estão endividados com o financiamento estudantil a renegociarem suas dívidas de forma mais acessível e vantajosa.

Desde o lançamento do programa, já foram beneficiadas quase 200 mil pessoas, e mais de R$ 9 bilhões em dívidas foram renegociados. O Desenrola Fies oferece descontos que podem chegar a até 99% no valor consolidado da dívida e 100% nos juros e multas pela inadimplência.

Quem pode participar do Desenrola Fies?

Para participar do programa de renegociação de dívidas do Fies, é necessário atender a alguns critérios. As renegociações são referentes aos contratos firmados com o programa de financiamento estudantil até 2017 e que estejam com débitos em 30 de junho de 2023.

Ou seja, é preciso ter firmado o contrato com o Fies até 2017 e ter entrado em inadimplência até 30 de junho de 2023. Existem três faixas de renegociação no Desenrola Fies, cada uma com suas próprias condições:

  1. Inadimplentes por mais de 90 dias em 30 de junho: Nessa faixa, é possível obter desconto de até 100% sobre juros e multas e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista. Também é oferecido o parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, desde que as demais condições do contrato sejam mantidas.
  2. Inadimplentes por mais de 360 dias em 30 de junho: Para aqueles que estão inadimplentes por mais de um ano, o desconto pode chegar a até 77% do valor consolidado da dívida, incluindo o valor principal. Nesse caso, é possível realizar a liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
  3. Inadimplentes por mais de 360 dias em 30 de junho, inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial: Para os estudantes que se enquadram nessa faixa, o programa oferece um desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, mediante a liquidação integral em até 15 prestações mensais.

Como participar do Desenrola Fies?

Para participar do programa de renegociação de dívidas do Fies, os estudantes devem entrar em contato com o banco com o qual foi firmado o contrato de financiamento. Atualmente, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os bancos responsáveis pela operacionalização do programa.

Os interessados em renegociar suas dívidas ou apenas simular os descontos podem fazê-lo presencialmente nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou através dos canais de atendimento disponibilizados por essas instituições.

É importante ter em mãos os documentos de identificação e comprovantes da faixa de renegociação em que se encontra.

Canais de atendimento do Desenrola Fies

Para obter mais informações sobre a adesão ao programa de renegociação de dívidas do Fies, é possível entrar em contato através dos seguintes canais de atendimento:

Portais de atendimento MEC e FNDE

  • Acesse o portal Fale Conosco;
  • Entre em contato pelo telefone 0800 616161.

Portais de atendimento Caixa Econômica Federal

  • Acesse o aplicativo da Caixa no seu celular;
  • Entre em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104;
  • Ligações podem ser feitas pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).

Portais de atendimento Banco do Brasil

  1. Utilize o aplicativo do Banco do Brasil no seu celular;
  2. Entre em contato pelo WhatsApp no número 61 4004 0001;
  3. Ligue para a Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.

Ademais, o programa Desenrola Fies oferece aos estudantes brasileiros a oportunidade de renegociarem suas dívidas do financiamento estudantil de forma mais vantajosa e acessível. Com descontos que podem chegar a até 99% no valor consolidado da dívida e 100% nos juros e multas pela inadimplência, o programa busca ajudar os beneficiários do Fies a quitarem suas dívidas e terem uma nova chance de investir em sua educação.

Se você é um estudante com dívidas do Fies, não perca a oportunidade de participar do programa Desenrola Fies e regularizar sua situação financeira. Entre em contato com o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal e descubra as condições especiais de renegociação disponíveis para você.

Lembre-se de que investir em sua educação é investir em um futuro promissor, e o programa Desenrola Fies está aqui para ajudá-lo nessa jornada. Aproveite essa chance e desenrole suas dívidas do Fies!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.