O que fazer para melhorar o desempenho no trabalho?
O desempenho no trabalho está estritamente relacionado com a capacidade de cumprir prazos apertados; entregar resultados coerentes com os objetivos e; evitar distrações ao longo do dia. Porém, nem sempre conseguimos manter este rendimento. Seja por questões pessoais, ou profissionais.
Sendo assim, entender algumas formas de acompanhar melhor o seu desempenho, estimulando-o, pode ser um ótimo caminho para desenvolver a sua carreira. Quer saber como? Então veja a seguir todas as nossas dicas sobre produtividade e rendimento no trabalho!
Melhore o desempenho no trabalho aprendendo nas horas livres
O desempenho no trabalho pode melhorar com o simples hábito de ouvir podcasts ou áudio livros no caminho do trabalho. Por exemplo, você pode ouvir enquanto está no ônibus, metrô ou dirigindo pela cidade. Assim, você torna aqueles minutos mais agradáveis e interessantes, sem ter aquela sensação de que está “perdendo tempo”. E, como consequência, pode adquirir novos conhecimentos.
Melhore o desempenho no trabalho praticando hábitos saudáveis
Os hábitos saudáveis precisam fazer parte da sua rotina. Sem eles, você pode acabar adoecendo e desgastando a sua mente e o seu corpo. Por isso, jamais negligencie as atividades físicas, o descanso, a alimentação e os momentos de lazer. Todos eles são fundamentais para você ter um bom desempenho em qualquer atividade da sua vida.
Não se isole dos seus colegas e dos outros setores da empresa
Enquanto você estiver executando o seu trabalho no dia a dia, fuja da ideia de querer resolver tudo sozinho. Às vezes, trocar ideia com os seus colegas pode ser a resposta chave que você tanto precisava. Pois é nestes diálogos que você pode encontrar soluções que não havia pensado anteriormente.
Redefina a sua lista de obrigações
Quando sentir que o desempenho no trabalho está caindo, comece a reavaliar as suas obrigações. Em alguns casos, aquela lista de tarefas que você estipulou para o seu dia a dia já não vale mais a pena e está defasada. Portanto, procure sempre restabelecer uma rotina coerente com as suas obrigações, alterando fatores na sua check-list, sempre que necessário.
Se puder, adiante alguma tarefa (mesmo que apenas organizando-a)
Você teve um dia produtivo e sente que concluiu bastante coisa importante? Que tal usar os minutos finais do dia para adiantar uma tarefa, mesmo que seja apenas a organização dela? Ao criar este hábito, você se sentirá muito mais tranquilo com as suas metas e prazos. Experimente sempre que possível.
Não planeje excessivamente (isso também é ruim!)
Planejar o dia, a semana e o mês é fundamental para ter um bom desempenho no trabalho. Entretanto, é preciso cuidar para isso não se transformar no caminho inverso: o da improdutividade. Afinal, muitas vezes passamos tanto tempo planejando, que nos esquecemos de executar algo. Por isso, comece a agir mais e fuja do perfeccionismo, sempre que possível. 😉
Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que você começará a ter muito mais rendimento e até mesmo prazer em trabalhar todos os dias. Organize-se e desempenhe a sua função de uma forma leve e muito interessante. Bom trabalho!