Até 65% de desconto na conta de luz: veja os critérios para conseguir

Saiba os detalhes sobre o Programa de Tarifa Social.

Em um momento delicado em que os boletos estão ficando mais caros, qualquer desconto pode fazer toda a diferença no orçamento doméstico. Além disso, para aqueles que ainda não receberam os devidos benefícios do Governo, a temporada de desconto na conta de luz está aberta e não tem a necessidade de inscrição.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Cidadania, são mais de 20 milhões de brasileiros que estão no sistema tarifário social de energia elétrica. Esses são cidadãos que recebem desconto na conta de luz. Mas, vale ressaltar que os percentuais variam de acordo com o consumo de cada família. Saiba mais a respeito na matéria deste sábado (09) do Notícias Concursos.

Até 65% de desconto na conta de luz: veja os critérios para conseguir
Até 65% de desconto na conta de luz: veja os critérios para conseguir – Canva Pro

Saiba mais sobre o desconto na conta de luz

De um modo geral, as pessoas que usam mais eletricidade obtêm descontos menores, e as pessoas que usam menos eletricidade acabam com descontos maiores. Em qualquer caso, para obtê-lo, o cidadão deve estar devidamente cadastrado no CadÚnico – Cadastramento Único e ter renda familiar mensal não superior a meio salário-mínimo, ou seja, não superior a R$ 606,00.

Como se aplica ao Auxílio Brasil e vários outros programas sociais do Governo Federal, não há necessidade de se inscrever diretamente. Isso porque o Ministério da Cidadania analisará os dados cadastrados no CadÚnico para decidir se os cidadãos poderão receber descontos na energia.

Até o final de 2021, os usuários que desejavam aderir ao programa deviam se cadastrar através da agência distribuidora de energia de sua região. Porém, o processo sofreu algumas alterações, a única ressalva é aderir às regras estabelecidas pelo CadÚnico.

Faço parte do CadÚnico e não tenho desconto

Em alguns casos, os cidadãos não recebem nenhum desconto na conta de energia no final do mês, mesmo que ganhem meio salário-mínimo e façam parte do CadÚnico. Há cerca de alguns meses, o Ministério da Cidadania divulgou uma nota explicando que as pessoas que se encontram nessa situação precisam atualizar seus dados e, a partir dessa atualização, poderão receber um desconto.

No entanto, se o indivíduo continuar não recebendo o desconto na conta de luz mesmo após a atualização, ele deverá buscar auxílio do Ministério da Cidadania. Faz-se isso pelos canais digitais ou pelo número 121. Por fim, vale destacar que o objetivo do programa é ajudar as famílias com renda média mensal a pagar sua energia elétrica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.