O período de inscrição para o Processo Seletivo 2023 do Cursinho Pré-acadêmico Portal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados podem realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro. O cursinho é totalmente gratuito.
Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site do Portal UFPE. Para efetivar o cadastro, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 22,50.
Ainda de acordo com o edital, podem participar do Processo Seletivo para a formação das turmas de 2023 os estudantes que estão cursando ou já terminaram o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino.
Seleção
A classificação dos inscritos será feita por meio de seleção com duas etapas. A primeira estapa consiste na aplicação de uma prova, marcada para o dia 26 de fevereiro. A divulgação do resultado está prevista para ser feita em até dois dias depois da aplicação. Já a segunda fase será composta por entrevistas, que deverão ser agendadas entre os dias 1º e 3 de março.
Ao todo, o cursinho Portal da UFPE está ofertando 140 vagas para a formação das turmas deste ano. Do total das oportunidades, até 10% estão reservadas para estudantes que concluíram os estudos em institutos federais e até 25% para estudantes que concluirão o ensino médio em 2023 na rede pública. Há também a reserva de 5% das vagas para estudantes transgêneros e travestis que cumpram os requisitos de participação.
As demais vagas, 60% do total, são exclusivas para estudantes que concluíram o ensino médio em qualquer instituição pública do país, exceto nos institutos federais.
Conforme o cronograma, a publicação do resultado final está prevista para o dia 5 de março. Os aprovados terão aulas presenciais de segunda a sexta, das 18h às 21h45 , e aos sábados, das 10h às 17h.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp publicou hoje (26) o resultado final do Vestibular 2023; saiba mais.