Currículo profissional: dicas objetivas para o candidato
O candidato precisa construir um currículo que seja assertivo para que direcione o seu perfil dentro da dinâmica do mercado. Veja dicas!
O candidato precisa construir um currículo que seja assertivo para que direcione o seu perfil dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Currículo profissional: dicas objetivas para o candidato
O profissional que realiza a triagem dos currículos possui pouco tempo para uma análise inicial. Por isso, quanto mais sucinto e organizado for o seu documento profissional, maiores são suas chances de ganhar destaque dentro do processo seletivo. Para receber o convite para uma entrevista de emprego que seja de seu real interesse, é importante demonstrar objetividade na elaboração do seu currículo.
Organização, objetividade e assertividade
Sendo assim, preze por um documento profissional que seja organizado visualmente, revisado em questões gramaticais e que seja sucinto no que tange a descrição de suas habilidades e competências.
Dados pessoais
Destaque suas informações pessoais de maneira sucinta, evitando muitos telefones de contato e números referentes aos seus documentos, por exemplo.
Objetivo
O seu objetivo pode ser composto do seu cargo e nível hierárquico na sua área profissional. Por exemplo: gerente de equipe de loja; analista de marketing digital; assistente de vendas; auxiliar de operações etc.
Experiência profissional
A descrição referente a experiência profissional do candidato é um ponto muito importante para a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Sendo assim, informe pontos destacáveis de sua experiência, considerando o período em cada organização e o respectivo nome da empresa na qual trabalhou.
Sobre o resumo das atividades
Faça um resumo sobre as atividades exercidas em cada um dos seus empregos anteriores, para que o seu currículo seja analisado de forma positiva. Lembre-se de que um documento profissional muito extenso tende a ser descartado sem que seja devidamente analisado.
Trajetória escolar
É viável considerar a mesma lógica para informar a sua escolaridade. Caso possua algum curso de graduação trancado, por exemplo, a atualização do status do seu curso deve estar inserida no seu currículo.
Pois é muito importante que o candidato não deixe nenhuma informação subentendida. Além disso, o seu currículo requer a construção dos dados em ordem cronológica inversa, ou seja, priorize as informações atuais.
Mantenha o seu perfil atualizado nas plataformas online
Não menos importante, é aconselhável para o candidato atualizar o seu perfil na plataforma online LinkedIn. Visto que o LinkedIn, no momento atual do mercado de trabalho, é uma ferramenta de grande valia para a gestão do processo seletivo, sendo uma forma de elevar positivamente a visibilidade do seu perfil profissional.